Cooperação...


/ Atualizado em 27.02.2003
No âmbito da política de cooperação do Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), Novembro foi palco de iniciativas várias com São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste, chegando ao fim as acções de cooperação previstas para 2001.

...com São Tomé e Príncipe
A monitorização e controlo do espectro e a fiscalização radioeléctrica foi o tema do estágio do representante da Companhia Santomense de Telecomunicações, que decorreu de 30 de Outubro a 7 de Novembro, incluindo deslocações aos serviços de fiscalização do ICP, em Barcarena, e aos serviços de telecomunicações da RDP, nas Amoreiras e Monsanto.

...com a Guiné-Bissau
No que respeita à cooperação com a Guiné-Bissau, foram realizados quatro estágios. O primeiro, nas áreas da contabilidade, gestão financeira, organização institucional, documentação e relações públicas, realizado de 5 a 9 de Novembro, contou com a presença de três elementos do Instituto das Comunicações da Guiné-Bissau (ICGB). De 12 a 16 de Novembro, foi a vez da formação ao nível da gestão de frequências, participando igualmente três representantes do ICGB. Neste âmbito foram abordadas as questões ligadas aos licenciamentos radioeléctricos dos diversos serviços de radiocomunicações (serviço móvel, serviço de radiodifusão, serviço fixo e serviço por satélite), incluindo um módulo de redes celulares em que se abordaram aspectos de arquitectura, serviços e planeamento de redes tais como o GSM ou TETRA.
O terceiro, de 22 a 26 de Outubro, versou sobre o planeamento e o tratamento de dados estatísticos, tendo participado um representante do ICGB.

...com Timor-Leste
De Timor-Leste veio mais um elemento da Divisão de Tecnologias de Informação, Correios e Telecomunicações, recebendo formação, de 19 a 29 de Novembro, nas áreas da tarifação e numeração. Este estágio abordou assuntos como a oferta do lacete local, regulação de preços e interligação, acesso à Internet, chamadas fixo-móvel, qualidade do serviço fixo telefónico (SFT) e dos circuitos alugados, regulação de preços dos circuitos alugados e do SFT, regime de preços do serviço universal e contrato de concessão, além do plano de numeração para Timor-Leste (sendo elaborado um estudo experimental nesta matéria) e do plano de tarifação dos serviços de telecomunicações prestados no território timorense.

Ver
http://www.icgb.org
http://www.gov.east-timor.org