Aberto 2º concurso do programa eContent


/ Atualizado em 25.10.2007

"Os conteúdos digitais são elementos essenciais da aposta europeia na sociedade da informação". Foi com esta ideia que Krister Olson, representante da Comissão Europeia, introduziu a apresentação do segundo concurso do programa eContent, numa sessão de informação realizada a 28 de Novembro.

Este concurso da União Europeia, cujo prazo de entrega de candidaturas foi aberto a 1 de Novembro, prolongando-se até 1 de Fevereiro de 2002, tem como objectivo apoiar a produção, utilização e distribuição de conteúdos digitais europeus, baseando-se em três linhas de acção: melhorar o acesso à informação do sector público, reforçar a produção de conteúdos num ambiente multilingue e multicultural e aumentar o dinamismo do mercado de conteúdos digitais.

O programa conheceu já um primeiro concurso, do qual resultou o financiamento de apenas uma proposta portuguesa. Deste modo, foram dadas a conhecer as principais conclusões desse concurso, acentuando a necessidade de haver maior qualidade e rigor nas propostas portuguesas na actual fase em que as mesmas estarão em preparação. Nesta sessão, reflectiu-se ainda sobre o facto do sector dos conteúdos registar carências em Portugal, assinalando-se os futuros desafios a aproveitar: a 3ª geração móvel e a televisão digital. Deste conjunto de recomendações resultou igualmente a referência à realidade do mercado linguístico português abranger igualmente outros países (Brasil, PALOP, Timor Leste), o que constitui um vector a ter em conta e a explorar.


Mais informação: