Comissão acusa Microsoft


/ Atualizado em 24.01.2003

No seguimento de uma investigação ao sistema operativo Windows 2000, iniciada em Fevereiro de 2000, a Comissão Europeia adoptou, a 30 de Agosto, uma Declaração de Objecções, na qual alega que a Microsoft Corp. poderá ter violado as regras comunitárias antitrust, restringindo a escolha dos consumidores e prejudicando a inovação.
A Comissão acusa a Microsoft de práticas ilegais que teriam por objectivo estender a posição de domínio dos sistemas operativos dos computadores pessoais fabricados pela multinacional aos servidores de gama baixa e, ainda, de ter incorporado de forma abusiva o Media Player, uma aplicação para som e imagem, no sistema operativo Windows.
Esta é a segunda Declaração de Objecções da Comissão à Microsoft, tendo a primeira sido enviada à empresa, que dispõe agora de dois meses para responder às alegações, há um ano.
Ver
http://europa.eu.int/rapid/start/cgi/guesten.ksh?p_action.gettxt=gt&doc=IP/01/1232|0|RAPID&lg=ENhttp://europa.eu.int/rapid/start/cgi/guesten.ksh?p_action.gettxt=gt&doc=IP/01/1232|0|RAPID&lg=EN