CIIC reúne pela primeira vez


/ Atualizado em 16.01.2003

A Comissão Interministerial para a Inovação e Conhecimento (CIIC) realizou, a 18 de Dezembro, o seu primeiro encontro, tendo sido apresentadas as principais estratégias e prioridades da política governamental em termos de inovação e sociedade da informação.

No encontro, que decorreu em Lisboa, foi anunciada a concretização, até ao final de 2003, de dois dos principais projectos que o Executivo pretende lançar nesta área: o Portal do Cidadão e o Portal Transaccional de Compras Electrónicas. A generalização do acesso à internet por banda larga constitui outra das metas do Governo.

A CIIC, que reúne trimestralmente, integra um representante de cada ministério, além do gestor da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), Diogo Vasconcelos, sendo presidida por José Luís Arnaut, Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro.

O Ministro abriu o encontro, com uma intervenção em que abordou a política governamental nesta matéria e as tarefas cometidas à CIIC. A intervenção de Diogo Vasconcelos versou as competências e prioridades da UMIC, estrutura que assegura o secretariado executivo da CIIC.

Carlos Oliveira, coordenador da UMIC, apresentou alguns dos projectos estruturantes do Governo Electrónico, nomeadamente o programa nacional para as compras electrónicas, que permitirá, além da redução de custos, aumentar a transparência e a eficiência na administração pública e promover a competitividade económica. Alexandra Vilela, igualmente coordenadora da UMIC, fez uma apresentação relativa à política oficial para a inovação.

Entretanto, a UMIC disponibilizou, em formato electrónico, os dados provisórios, respeitantes a 2002, dos principais resultados do inquérito è utilização das tecnologias da informação e da comunicação pela população portuguesa e tem em preparação o lançamento da segunda avaliação dos websites dos organismos da administração directa e indirecta do Estado.