Notícias de outros países


BÉLGICA – Belgian Institute for Postal services and Telecommunications (BIPT)

Decorre até 15 de setembro uma consulta pública sobre a proposta de decisão relativa à análise dos mercados de banda larga e de difusão de televisão.

BRASIL – Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)

Aprovado, a 27 de julho, o lançamento de uma consulta pública, a decorrer durante 30 dias, sobre a atribuição de faixas de frequências para o serviço móvel global por satélite que atualmente é utilizado em alguns países para telefonia móvel e banda larga móvel.

A proposta defende a atribuição das frequências nas faixas 1990-2010 MHz e 2180-2200 MHz que apresentam as melhores condições de utilização sem interferir com outros serviços de telecomunicações.

ESPANHA – Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC)

Aprovada proposta de redução de 40% do preço máximo de terminação de chamadas em redes móveis, ou seja, de 1,09 cêntimos para 0,65 cêntimos por minuto, assim que for aprovada a decisão final sobre a revisão dos mercados de terminação de chamadas de voz em redes móveis individuais, matéria que está em consulta pública durante dois meses.

Aplicada coima de 500 mil euros à Vodafone España por duas infrações muito graves relacionadas com o bloqueio de oito números “118AB” sem notificar previamente os operadores e o regulador.

Publicado relatório com recomendações que visam melhorar a eficácia do “abono social” concedido pela Telefónica a pensionistas com níveis de rendimento anual reduzido. Este abono faz parte do serviço universal de telecomunicações assegurado pela Telefónica. Uma das principais medidas consiste em ampliar o âmbito de atribuição do “abono social” a outros grupos de rendimentos reduzidos ou com necessidades sociais especiais e não apenas aos pensionistas.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – Federal Communications Commission (FCC)

Iniciada a preparação de legislação para prevenir mudanças para diferentes operadores ou a aceitação de novos serviços sem o consentimento do cliente. As novas regras em preparação pela FCC visam proibir os operadores de ludibriarem os consumidores durantes ações de telemarketing.

Solicitados contributos sobre formas de resolver o problema das chamadas de longa distância nas zonas rurais dos Estados Unidos da América (EUA). A FCC pretende responsabilizar os operadores para garantir que estas chamadas são feitas com qualidade. A queda de chamadas tem tido impacto nas comunicações de emergência e tem prejudicado a economia rural.

Atualizadas as condições para autorização dos equipamentos de rádio, nomeadamente telemóveis e recetores de televisão, importados, comercializados ou em funcionamento nos EUA. Esta decisão decorre do esforço da FCC para simplificar os encargos associados a algumas regras de autorização de equipamentos.

FINLÂNDIA – Finnish Communications Regulatory Authority (FICORA)

Anunciada a intensificação das ações de fiscalização de licenças de rádio em embarcações nas cidades de Helsínquia e Hanko. Estas ações pretendem garantir o cumprimento das regras que impedem interferências nas comunicações marítimas.

Divulgado o aumento considerável de nomes de domínio “fi” desde a sua adoção em 2016. Desde janeiro de 2017, foram registados mais de 40 mil novos nomes de domínio “fi”, totalizando 430 mil.

FRANÇA – Autorité de Régulation des Communications Électroniques et des Postes (ARCEP)

Lançada consulta pública, até 22 de setembro, sobre as decisões relativas à análise dos mercados de banda larga fixa e banda larga super rápida para o período 2017-2020.

  • Orange fixed infrastructure Link externo.https://www.arcep.fr/index.php?id=8571&no_cache=1&L=1&tx_gsactualite_pi1%5Buid%5D=2075&tx_gsactualite_pi1%5Bannee%5D=&tx_gsactualite_pi1%5Btheme%5D=&tx_gsactualite_pi1%5Bmotscle%5D=&tx_gsactualite_pi1%5BbackID%5D=26&cHash=976ba623a587ff39fceec924e35e8b68

Lançada consulta pública, até 8 de setembro, relativa à atribuição da faixa de frequências dos 3,5 GHz para o desenvolvimento digital de âmbito regional.

  • Regional digital development – public consultation Link externo.https://www.arcep.fr/index.php?id=8571&no_cache=1&L=1&tx_gsactualite_pi1%5Buid%5D=2071&tx_gsactualite_pi1%5Bannee%5D=&tx_gsactualite_pi1%5Btheme%5D=&tx_gsactualite_pi1%5Bmotscle%5D=&tx_gsactualite_pi1%5BbackID%5D=26&cHash=214b8f61854ddccf1c9475582db35517

Lançada consulta pública, até 8 de setembro, sobre a decisão da ARCEP de autorizar a Inmarsat a implementar componentes adicionais terrestres (torres terra/ar) para aperfeiçoar o seu serviço por satélite. Em particular, a Inmarsat pretende implementar o acesso à Internet a bordo de aeronaves por meio de um sistema de dupla conectividade: via satélite e através das torres que pretende instalar.

  • Frequencies Link externo.https://www.arcep.fr/index.php?id=8571&no_cache=1&L=1&tx_gsactualite_pi1%5Buid%5D=2070&tx_gsactualite_pi1%5Bannee%5D=&tx_gsactualite_pi1%5Btheme%5D=&tx_gsactualite_pi1%5Bmotscle%5D=&tx_gsactualite_pi1%5BbackID%5D=26&cHash=05976d40dba0c185a374c4cdea10826d

HOLANDA – Authority for Consumers and Markets (ACM)

Divulgadas as conclusões do estudo de mercado sobre o impacto dos pacotes quadruple/quintuple play (serviço telefónico fixo, banda larga fixa, televisão por subscrição, serviço telefónico móvel e banda larga móvel). Os resultados revelam que existe concorrência suficiente no mercado de telecomunicações apesar da tendência para os serviços em pacote.

Anunciada decisão do tribunal holandês com competência em matéria de indústria e comércio, que confirma a deliberação da ACM de solicitar ao operador de telecomunicações KPN que continue a conceder acesso às suas redes de cobre e de fibra ótica a outros operadores de 2016 a 2019.

IRLANDA – Commission for Communications Regulation (ComReg)

Publicada decisão sobre os novos requisitos mínimos que devem integrar o código de conduta dos prestadores de serviços em matéria de tratamento de reclamações.