Divulgadas estatísticas do 1.º trimestre de 2016


Serviços móveis

A migração de assinantes de planos pré-pagos para planos combinados/híbridos/pós-pagos continua a registar-se, nomeadamente nos planos que se encontram associados a ofertas multiple play que integram serviço fixo e serviço telefónico móvel. Em virtude desta evolução, no final do 1.º trimestre (1T) a proporção de assinantes pré-pagos atingiu 49,7%, situando-se pela primeira vez abaixo dos 50%.

Migração de assinantes pré-pagos para ofertas multiple play continuahttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1389060

Serviço de televisão por subscrição

No final do 1T existiam cerca de 3,54 milhões de assinantes do serviço de televisão por subscrição, mais 28 mil do que no trimestre anterior e mais 150 mil do que no período homólogo. O crescimento deveu-se sobretudo às ofertas suportadas em fibra ótica, cujo número de subscritores aumentou 5,2% em relação ao trimestre anterior e 27,4% face ao período homólogo, representando já 24,1% por cento do total de assinantes.

TV por subscrição ganha 28 mil novos clientes no 1.º trimestrehttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1388906

Serviço telefónico fixo

A taxa de penetração dos acessos telefónicos principais continua a registar o valor mais elevado desde que a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) compila esta informação, com 45,5 acessos por 100 habitantes no final do 1T. O número de acessos atingiu 4,72 milhões, mais 0,8% e 2,6% em relação ao trimestre anterior e ao trimestre homólogo, respetivamente. Este crescimento deveu-se ao aumento dos acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo, com mais 88,7 mil acessos.

Penetração do serviço fixo continua a aumentarhttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1389540

Serviço postal

O tráfego total dos serviços postais aumentou 3,8% face ao trimestre anterior (atingindo 219,9 milhões de objetos), mas registou uma quebra em termos homólogos de 3,6%. Cerca de 86,6% do tráfego respeita ao serviço universal. Do total de objetos distribuídos, 96,9% destinaram-se ao mercado nacional, enquanto os restantes 3,1% tiveram como destino outros países. Do tráfego postal total, 79,5% eram correspondências, 7,3% era correio editorial e 8,9% publicidade endereçada. As encomendas representavam 4,3% do tráfego total e aumentaram 2,6% em termos homólogos.

Tráfego postal aumenta 3,8% no 1.º trimestrehttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1389707