Notícias de outros países


AUSTRÁLIA - Australian Communications and Media Authority (ACMA)

- Divulgadas estratégia e plano de trabalho, ao nível da gestão de espectro, para assegurar e acomodar a necessidade de crescimento do tráfego de banda larga móvel.

- Decorreu até 30 de março consulta sobre a alteração ao regulamento de internacional de roaming. As alterações propostas ao regulamento são no sentido de obrigar os prestadores de serviços a fornecerem, numa única mensagem de texto, toda a informação sobre os custos de roaming, bem como as várias possibilidades para reduzir esses mesmos os custos.

BÉLGICA - Belgian Institute for Postal services and Telecommunications (BIPT)

- Decorre até 15 de abril segunda ronda de consultas sobre o projeto de orientações relativo aos princípios aplicáveis aos testes de compressão de preços, nomeadamente, a escolha do modelo de cálculo desenvolvido especificamente para serviços de retalho baseados em acesso por cabo.

BRASIL - Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)

- Divulgados resultados da pesquisa de satisfação e qualidade percebida pelos consumidores dos serviços de telefone fixo, banda larga fixa e telefone móvel pré e pós-pago em todo o Brasil. Além de aferir a satisfação dos consumidores, a pesquisa avalia, entre outros aspectos, a forma como o consumidor percebe a qualidade do serviço de acordo com o funcionamento, a cobrança, a oferta e a contratação.

CANADÁ - Canadian Radio-television and Telecommunications Comission (CRTC)

- Divulgado estudo independente que releva que a maioria dos serviços de Internet de banda larga vendidos no Canadá corresponde ou excede as velocidades download e upload anunciadas.

- Decorre até 30 de maio consulta sobre a participação dos prestadores de serviços wireless no Sistema Nacional de Alerta Público do Canadá.

ESPANHA - Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC)

- CNMC propôs ao Ministério de Industria, Energia e do Turismo, no âmbito do serviço universal de comunicações eletrónicas, a manutenção da obrigação de prestação do serviço de banda larga a 1 Mbit/s e a revisão das obrigações associadas à prestação do serviço de postos públicos.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA - Federal Communications Commission (FCC)

- Publicada proposta que visa dotar os consumidores de ferramentas que os habilitem a fazer escolhas informadas sobre a forma e o modo como pretendem partilhar os dados pessoais e de como essa partilha é efetuada pelos prestadores de serviços de banda larga.

FINLÂNDIA - Finnish Communications Regulatory Authority (FICORA)

- Abertas candidaturas para atribuição de licenças de programação na rede de televisão terrestre. Os operadores podem candidatar-se até 18 de abril, a licenças de programação para a televisão digital ou para a radiodifusão, dentro da capacidade de transmissão de multiplexers nas faixas de frequência UHF e VHF, para um período de licença de dez anos, com início em 2017.

FRANÇA - Autorité de Régulation des Communications Électroniques et des Postes (ARCEP)

- Está em preparação o lançamento de uma consulta pública, cuja finalidade é estabelecer o plano de atribuição de frequências, entre as diferentes utilizações possíveis, para as faixas 2,6 GHz e 3,5 GHz, bem como os termos e as condições dessa atribuição, que podem vir a ter lugar em 2017.

IRLANDA – Commission for Communication Regulation (ComReg)

- Divulgados relatórios e nota informativa sobre as medidas a adotar para a conservação dos números geográficos e móveis com vista a prevenir a futura procura destes recursos de numeração.

REINO UNIDO - Office of Communications (Ofcom)

- Disponibilizada nova ferramenta eletrónica e interativa – “Mobile coverage and fixed broadband checker” - que permite verificar, por código postal, a qualidade e cobertura dos serviços móveis e de banda larga. Através desta ferramenta os consumidores e empresas podem obter informações sobre disponibilidade desses serviços e velocidades médias de download fornecidas,  locais onde não há cobertura para chamadas de voz e redes de dados 3G ou 4G e qualidade da cobertura móvel no interior e no exterior dos edifícios.

- Divulgado projeto de declaração para a revisão da oferta de linhas alugadas, que pretende introduzir regras mais exigentes para resolver as falhas, as avarias e a demora nas instalações. Pretende também que as informações sobre a qualidade do serviço sejam mais transparentes e que haja uma compensação automática para os consumidores, caso surjam problemas.

- Lançada consulta pública, a decorrer até 1 de junho, para a alteração das regras de portabilidade do serviço telefónico móvel. O objetivo é simplificar o processo existente, por forma a permitir aos consumidores uma mudança fácil de prestador de serviço, tornando efetivo o exercício do direito de escolha de prestador, bem como as vantagens e benefícios associados à concorrência no sector das comunicações.