Quanto ao envio de objetos, os principais serviços utilizados pelos inquiridos foram o envio de correspondências (27 por cento), o envio de encomendas (13 por cento) e o correio expresso (2 por cento). Continua a registar-se uma diminuição generalizada e estatisticamente significativa da utilização dos vários serviços postais.
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2010 |
2012 |
2014 |
Correspondência |
70 |
50↓ |
27↓ |
Correio não prioritário (normal) |
45 |
36↓ |
18↓ |
Correio prioritário (azul) |
51 |
29↓ |
14↓ |
Correio verde |
15 |
8↓ |
2 *↓ |
Correio registado |
42 |
29↓ |
13↓ |
Encomendas |
26 |
18↓ |
13↓ |
Serviço expresso |
23 |
6 *↓ |
2 *↓ |
Nenhum destes serviços postais |
25 |
45↑ |
70↑ |
Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2010, 2012 e 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo entre os momentos t-1 e t e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.
Destinatário da correspondência e encomendas enviadas
A maioria da correspondência e encomendas enviadas pelos particulares em 2014 destinou-se a outros particulares. Só o correio registado apresenta uma percentagem significativa de destinatários empresariais (27 por cento).
Gráfico 4 - Destino da maioria do correio enviado
Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos utilizadores dos respetivos serviços postais
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo entre os momentos 2012 e 2014 e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.
Satisfação dos utilizadores com os serviços prestados
Numa escala de 1 a 10, a satisfação média dos inquiridos encontra-se entre 7,8, no caso do correio verde, e 8,2, no caso do correio não prioritário (normal). A satisfação dos indivíduos reduziu-se para todos os serviços entre 2012 e 2014. Em 2012, apenas o correio prioritário tinha registado uma redução estatisticamente significativa do nível satisfação.
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2010 |
2012 |
2014 |
Correspondência |
Correio não prioritário (normal) |
8,2 |
8,3 |
8,2 |
Correio prioritário (azul) |
8,8↑ |
8,5↓ |
8,1↓ |
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Correio verde |
8,5 |
8,5 |
7,8↓ |
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Correio registado |
8,7 |
8,4 |
8,1↓ |
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Encomendas (em 2012 refere-se até 10 kg) |
8,3 |
8,4 |
8,0↓ |
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Serviço expresso |
8,6 |
8,4 |
8,1 |
Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2010, 2012 e 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos utilizadores dos respetivos serviços postais (não inclui as não respostas)
Nota 1: As margens de erro absolutas das médias numa escala de 1 a 10 não ultrapassam os 0,38 pontos absolutos.
Nota 2: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo entre os momentos t-1 e t e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.
O fator “sigilo/inviolabilidade da correspondência” continua a ser o que maior satisfação proporciona aos clientes dos diversos serviços postais, seguindo-se o “cumprimento dos prazos publicitados de entrega” e, por último, com menor satisfação, o “preço”. Nas encomendas, o “correio entregue sem danos” e o “sigilo/inviolabilidade da correspondência” são os fatores em que a satisfação é maior (com igual nível médio).
Gráfico 5 - Nível médio de satisfação com os serviços postais segundo alguns pontos de avaliação
Unidade: Escala 1 (muito insatisfeito) a 10 (muito satisfeito)
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos utilizadores dos respetivos serviços postais (não inclui as não respostas)
Nota: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.