No ano de 2014, as estações de correio fixas foram utilizadas por 52 por cento dos indivíduos. Os restantes utilizaram postos de correio e estações de correios móveis. Cerca de 42 por cento dos inquiridos não recorreu a estas infraestruturas.
Todos os pontos de acesso à rede registaram uma diminuição relativa do número de utilizadores.
Gráfico 1 - Percentagem de utilizadores da rede de atendimento ao público
Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2010, 2012 e 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos (não inclui as não respostas)
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.1
Nota 2: Questão de escolha múltipla
Nota 3: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo entre os momentos t-1 e t e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.2
Os utilizadores de estações e postos de correios recorrem maioritariamente às agências localizadas na sua zona de residência (89,6 por cento), seguindo-se os estabelecimentos junto do local de trabalho (5,5 por cento) e na localidade mais próxima da residência (4,7 por cento).
Serviços utilizados nas estações e postos dos correios
O “envio / recebimento de correio registado” foi o serviço mais utilizado (41,6 por cento) pelos frequentadores das estações e postos de correio em 2014, seguindo-se o “envio / recebimento de encomendas”, o “envio de correspondência (normal, azul, verde ou expresso)”. Para além dos serviços postais tradicionais, uma parcela significativa dos inquiridos inclui entre os serviços mais utilizados os pagamentos e as transferências de dinheiro (pagamento de serviços, impostos e portagens; vales e transferências, carregamentos de telemóveis).
|
Utilização |
Envio\Recebimento de correio registado |
41,6 |
Envio\Recebimento de encomendas |
32,1 |
Envio de correspondência (normal, azul, verde ou expresso) |
31,2 |
Pagamento de serviços / impostos |
26,8 |
Vale postal e transferências de dinheiro (inclui recebimento de pensões) |
14,7 |
Carregamento de telemóveis |
8,2 * |
Venda de selos |
7,2 * |
Portagens |
3,7 * |
Venda de livros, postais, CD, DVD, jogos, ou outros objetos |
2,5 * |
Venda de embalagens postais / saquetas almofadadas |
2,4 * |
Produtos Financeiros (inclui certificados de aforro, PPR, fundos de investimento, seguros de capitalização,…) |
2,2 * |
Envio de telegramas |
# |
Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos utilizadores de estações ou postos de correio
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: Questão de escolha múltipla com hipóteses de resposta não sugeridas.
Atualmente é possível adquirir um conjunto alargado de bens e serviços nas estações de correios. No entanto, os inquiridos demonstram um elevado grau de desconhecimento sobre a disponibilidade destes bens e serviços menos tradicionais nas referidas estações. Por exemplo, cerca de 88 por cento dos utilizadores de estações e postos de correio inquiridos desconhece que é possível adquirir nestes estabelecimentos "lotarias" ou "seguros" e cerca de 95 por cento desconhece a possibilidade de comprar "títulos de transporte". Outros serviços que são praticamente desconhecidos dos utilizadores são o "SIGA", a "certificação de fotocópias", o "acesso à Internet" e o "pedido de isenção de taxas moderadoras no acesso ao SNS”.
Tempo médio de espera
O tempo médio de espera percecionado pelos utilizadores de estações de correio e de postos de correio foi de cerca de 14 e 13 minutos, respetivamente, valores superiores em cerca de 2 minutos aos verificados em 2012.
Gráfico 2 - Evolução do tempo de espera nas estações e postos de correio
Unidade: minutos
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2010, 2012 e 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos de acordo com a agência postal mais utilizada (não inclui as não respostas)
Nota 1: Erro amostral máximo inferior a 1 minuto nas estações de correio e a 2 minutos nos postos de correio
Nota 2: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo entre os momentos t-1 e t e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.
Pela primeira vez desde 2010, registaram-se aumentos estatisticamente significativos no tempo de espera.
Satisfação dos utilizadores com os serviços prestados
O “correio entregue sem danos” e o “desempenho do pessoal de atendimento” foram os fatores que maiores níveis de satisfação proporcionaram aos utilizadores de estações e postos de correio durante 2014 (média de 8,6 e 8,5, respetivamente). Por outro lado, a “acessibilidade a pessoas com necessidades especiais” e o “tempo de espera para atendimento” geraram os menores níveis de satisfação (média de 8 e 8,1, respetivamente).
O “correio entregue sem danos” e a “acessibilidade a pessoas com necessidades especiais” são os aspetos que mais afetam a qualidade apercebida (média de 9,4 para ambos), seguindo-se a “eficiência na entrega do correio” (9,39) e o horário de funcionamento (9,38).
Gráfico 3 - Avaliação dos aspetos mais importantes e satisfação nas estações e
postos de correio
Unidade: Escala 1 (nada importante / satisfeito) a 10 (muito importante / satisfeito)
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos utilizadores de estações ou postos de correio (não inclui as não respostas)
Nota: As margens de erro absolutas das médias numa escala de 1 a 10 são inferiores a 0,1 na avaliação da importância e da satisfação dos parâmetros.
Notas
1 Recorre-se ao coeficiente de variação enquanto indicador de avaliação do erro de amostragem, tendo por base a variância do estimador "proporção" ou "média" (consoante o caso) de uma amostragem aleatória simples. Considera-se a seguinte classificação: estimativa fiável quando o coeficiente de variação é inferior a 10 por cento; estimativa aceitável quando o coeficiente de variação é superior ou igual a 10 por cento e inferior a 25 por cento; estimativa não fiável quando o coeficiente de variação é superior ou igual a 25 por cento.
2 Recorreu-se ao teste estatístico da diferença entre duas proporções para amostras grandes e independentes, considerando um nível de confiança de 95 por cento.