Em 2013 registou-se um aumento da procura de acessos suportados na OLL, apesar dos principais utilizadores desta oferta se encontrarem simultaneamente a investir em NRA, i.e., em infraestrutura própria, as quais cobrem as principais áreas cobertas pelas centrais onde se encontram coinstalados para efeitos da OLL.
A tendência de decréscimo de acessos suportados na OLL registada desde o segundo trimestre de 2008 infletiu no segundo trimestre de 2013. O número de lacetes voltou a crescer em termos líquidos, 2,7 por cento face ao final de 2012 (e 8 por cento face ao mínimo registado no primeiro trimestre de 2013), com os dois últimos trimestres a reforçarem a tendência de crescimento verificada no segundo trimestre de 2013.
Gráfico 7. Evolução do número de lacetes desagregados
Fonte: ICP-ANACOM com base em dados da PTC
Em 2013, o ICP-ANACOM continuou a monitorizar as condições praticadas em Portugal, nomeadamente:
- Os preços de instalação e mensalidade do lacete local, que comparam favoravelmente com os preços praticados noutros países europeus - gráficos 8 e 9.
Gráfico 8. Mensalidade do lacete local (acesso completo) - comparação UE 15
Fonte: ICP-ANACOM com base em dados da Cullen International (outubro de 2013).
Gráfico 9. Preços de instalação do lacete local (acesso completo) - comparação UE 15
Fonte: ICP-ANACOM com base em dados da Cullen International (outubro de 2013).
- A qualidade de serviço, observando-se que, em geral, a PTC tem cumprido os prazos de reparação de avarias - Gráficos 10 e 11. O prazo de instalação não é passível de verificação uma vez que é comum, segundo a PTC, os operadores acordarem uma data de instalação para além do prazo a que está sujeita. Mas esses prazos não se afastam significativamente do objetivo (sete dias úteis) - gráfico 12.
Gráfico 10. Serviço de acesso ao lacete local - prazo médio de reparação de avarias (8 horas - 100 por cento)
Fonte: ICP-ANACOM com base nos dados trimestrais da PTC sobre indicadores de desempenho das ofertas grossistas reguladas.
Unidade: Horas
Gráfico 11. Serviço de acesso ao lacete local - prazo médio de reparação (28 horas - 95 por cento)
Fonte: ICP-ANACOM com base nos dados trimestrais da PTC sobre indicadores de desempenho das ofertas grossistas reguladas.
Unidade: Horas
Gráfico 12. Prazo de fornecimento de lacetes sem portabilidade - máximo
Fonte: ICP-ANACOM com base nos dados trimestrais da PTC sobre indicadores de desempenho das ofertas grossistas reguladas.
Unidade: Dias úteis