1.2. Eficiência e sustentabilidade


Na concretização da sua missão, o ICP-ANACOM procura tornar-se cada vez mais eficiente e ambientalmente sustentável, o que tem contribuído para alcançar os seus objetivos de redução de custos.

Ao nível da melhoria da sua eficácia, esta Autoridade prosseguiu em 2013 os esforços de desmaterialização de processos e alargou o leque de funcionalidades disponíveis no seu sítio na Internet (www.anacom.pthttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2).

Na sequência da entrada em produção da solução de gestão de numeração, foi lançado no sítio do ICP-ANACOM um novo modelo de publicação do PNN, que inclui recursos de numeração geridos por outras organizações internacionais em que esta Autoridade tem competências de notificação. Este modelo permite pesquisa dinâmica, o visionamento e a obtenção dos dados do PNN atualizados ao dia anterior, introduzindo ainda vantagens acrescidas no descarregamento automático e editável dos dados em vários formatos e a possibilidade de pesquisar essa informação por duas vias: por recursos de numeração ou por prestador/operador.

Durante o ano foi lançado o portal de frequências eQNAf, uma plataforma eletrónica que permite ao utilizador consultar, através de pesquisas dinâmicas e interativas, informação relacionada com o planeamento e a utilização de frequências.

Quanto à gestão dos serviços de amador e de amador por satélite, entrou em exploração uma ferramenta que recolhe e trata dados para análise interna. No futuro, poderá permitir a disponibilização ao exterior de informação relativa aos serviços de amador e de amador por satélite, nomeadamente, sobre os exames de aptidão de amador e a distribuição geográfica dos amadores. Foram melhorados os formulários eletrónicos e interativos na área reservada aos utilizadores destes serviços, no balcão de serviços/formulários do sítio do ICP-ANACOM, e foi disponibilizada uma área de pesquisas de dados dos serviços de amador e de amador por satélite, nomeadamente sobre estações de uso comum licenciadas de associações, estações individuais de amador e indicativos de chamadas ocasionais.

No âmbito dos serviços eletrónicos para o licenciamento radioelétrico foi ultimada a plataforma de licenciamento por via eletrónica (eLic) que, em 2014, permitirá a consulta e o envio de pedidos para licenciamento radioelétrico.

Em matéria de sustentabilidade ambiental é de referir que a pegada ecológica do ICP-ANACOM resulta sobretudo dos consumos de energia elétrica, água e consumíveis ligados ao parque de impressão - papel e toners. A adoção de novos comportamentos e práticas tem permitido reduções significativas nestes consumos:

  • o consumo de eletricidade caiu 9,5 por cento em 2013;
  • o consumo de água reduziu-se em 22 por cento;
  • o número de impressões registou uma quebra de 64 por cento no biénio 2012-2013, permitindo uma redução do consumo de papel da mesma grandeza, fruto da desmaterialização de processos de trabalho e da gestão eletrónica de documentos;
  • o consumo de toners caiu na mesma medida da redução das impressões.

Prosseguiu-se, ainda em 2013, a política de recolha seletiva de diversos materiais para reciclagem, designadamente consumíveis informáticos, eletrónicos, elétricos, pilhas, embalagens plásticas, papel e cartão.