1.2. Eficiência e sustentabilidade


ICP-ANACOM tem levado a cabo a definição de um conjunto de iniciativas que procuram melhorar a sua eficácia e que em muitos casos estão associadas à desmaterialização de processos ou ao alargamento do leque de serviços prestados online, através do seu sítio na Internet. Melhora-se por esta via o relacionamento desta Autoridade com os seus interlocutores, porque se facilita e simplifica esse contacto, ao mesmo tempo que se libertam recursos para outro tipo de atividades.

São ainda de destacar os progressos registados com vista à informatização de sistemas de suporte à gestão do espectro, com destaque para o portal de informação de frequências e para novas funcionalidades no portal de licenciamento eletrónico. Ao nível da implementação de sistemas de suporte à gestão de informação georreferenciada em matéria de gestão do espectro e do sistema de gestão dos equipamentos rádio e equipamentos terminais de telecomunicações foram prosseguidos os trabalhos em 2012 com vista a melhorar a eficiência desta Autoridade.

A ferramenta «balcão virtual» foi objeto de renovação, com a disponibilização de um novo serviço de pesquisa de dados para os serviços de amador e amador por satélite, complementado com a atualização destes serviços de modo a permitir aos utilizadores registados a consulta dos pedidos enviados ao ICP-ANACOM, o estado dos mesmos e os dados pessoais relevantes. Foi também lançado um serviço de alerta de serviço de mensagens curtas (SMS) para facilitar a comunicação entre os amadores e o ICP-ANACOM.

O ICP-ANACOM tem um programa de gestão ambiental com metas anualmente definidas que promovem a redução de custos e uma melhoria da sustentabilidade da organização. Em 2012 foram obtidos os seguintes resultados:

  • Redução acentuada do consumo de papel, sendo um terço do papel utilizado papel reciclado, devido também ao novo parque de cópia, adotado em 2011.
  • Forte redução no consumo de tinteiros e toneres.
  • Redução de mais de 10% do consumo de energia elétrica durante o ano, na sequência de medidas de eficiência energética adotadas e da correção de comportamentos. Tal contribuiu não só para a redução de custos como para uma maior sustentabilidade da organização.
  • Adoção de um conjunto de práticas de recolha seletiva de diversos materiais para reciclagem, para as quais sensibilizou os seus colaboradores: consumíveis informáticos, elétricos e eletrónicos, pilhão, papel e cartão, embalagens plásticas, etc.