Experiência do Utilizador


O conhecimento e experiência do público em serviços de telecomunicações e uso de Internet estão a aumentar, aumentando também a expectativa no bom desempenho dos serviços contratados. Num mercado de telecomunicações em crescimento, em que novos serviços são criados e implementados com rapidez, os utilizadores finais avaliam os operadores pela oferta disponível de serviços e pelo desempenho dos mesmos.

A qualidade de serviço percebida pelo utilizador (vulgarmente chamada de QoE - ''Quality of Experience'') é parcialmente determinada por factores gerais tais como tempo de activação/estabelecimento da ligação, sucesso no acesso ao serviço e parcialmente pela ligação efectiva, ou seja, velocidade, tempos de download, upload e latência.

A qualidade de serviço está também relacionada com diferentes indicadores consoante o tipo de aplicação usada, dado que aplicações diferentes têm requisitos diferentes.

Apresentam-se de seguida as transacções mais frequentes bem como os factores diferenciadores para o seu bom desempenho.

Web Browsing

A qualidade de Web Browsing está normalmente associada ao tempo de localização e download de páginas de Internet através de um qualquer Web Browser. A velocidade ou largura de banda e latência são factores que contribuem para uma melhor experiência neste tipo de transacções.

Transferência de ficheiros

Consiste no típico download de ficheiros, normalmente de aplicações, documentos, músicas, imagens, com recurso a um protocolo de comunicações específico para a transferência de ficheiros, como o FTP, ou por vezes o HTTP. O factor diferenciador para uma boa percepção de transferência de ficheiros é a velocidade de download e upload.

Partilha de ficheiros (P2P)

A partilha de ficheiros ou Peer-to-peer (P2P) é um modo comum para transferência de ficheiros de vários tipos, tais como música e filmes 1. Este tipo de tráfego, normalmente associado a happy hours, resulta em volumes elevados de informação, reduzindo de forma geral a largura de banda disponível nesses períodos horários durante os quais também é comum os operadores implementarem políticas de controlo de largura da banda (mecanismos de gestão de tráfego). Neste caso são factores diferenciadores a velocidade de download e upload.

Gaming

Existe actualmente uma variedade significativa de jogos on-line, tanto para terminais móveis como para PC, que necessitam de ligações à Internet que garantam interactividade com outros utilizadores. A latência e perda de pacotes constituem características diferenciadoras dessas ligações, de forma a garantir uma boa percepção do ponto de vista do utilizador. Nesta perspectiva são também importantes as velocidades de upload e download.

Neste estudo foram usadas aplicações habitualmente usadas para aferição efectiva de indicadores de desempenho do ponto de vista do utilizador final, nomeadamente:

a. Transferência de ficheiros - protocolo FTP

b. Transferência de ficheiros - protocolo P2P

c. Web Browsing - protocolo HTTP

d. Latência - PING (protocolo ICMP)

Apresentamos de seguida algumas definições para uma melhor percepção do conteúdo técnico deste documento.

Download

Transferência de conteúdos a partir de uma localização na Internet para o computador pessoal.

Upload

Transferência de conteúdos a partir do computador pessoal para uma qualquer localização na Internet.

kbps (kbit/s)

Unidade para medida da velocidade (de download e upload).

kB (kByte)

Unidade para medida de volume de dados.

Velocidade de transferência / Velocidade em Web Browsing

Velocidade a que os dados são transmitidos entre computadores. Dado que os volumes de dados a transferir são cada vez maiores, pretende-se uma velocidade elevada de forma a reduzir os tempos de transferência. A página Web usada nos testes é composta por uma página inicial e páginas secundárias implementadas separadamente, em conformidade com o W3C (World Wide Web Consortium), com uma mistura de imagens, desenhos e texto, com a dimensão aproximada de 150kB. Associada a essa página estavam quatro links a partir da homepage, cada uma delas com texto e imagem com um tamanho aproximado de 100kB.

Pacote de dados

O pacote de dados é composto por uma sequência bits transmitidos segundo uma estrutura de dados bem definida. Quando têm que ser transmitidos, os dados são divididos de acordo com essas estruturas de dados (pacotes) que contêm, entre outra, a informação que lhes permite chegar ao destino (computador destino). No destino, os pacotes são agrupados de forma a recuperar a informação original.

Latência

Numa rede de dados, a latência é definida como o tempo que um pacote de dados demora para chegar de um ponto a outro (da origem até ao destino). É bastante comum medir a latência através da aplicação PING. Esta aplicação permite o envio de um pacote ECHO Request cuja resposta consiste num ECHO Reply, proveniente do destino. O tempo entre o envio do ECHO Request e a recepção do ECHO reply dividido por dois define-se como latência ou one-way delay.

Notas
nt_title
 
1 A referência ao download de música e filmes é realizada num contexto de utilização legítima. Não é objectivo deste estudo efectuar quaisquer considerações acerca dos conteúdos transferidos ou de apropriação ilegal de direitos de autor. O enquadramento da aferição deste indicador é estritamente realizado no âmbito da neutralidade de rede, cujo princípio fundamental está claramente expresso no quadro regulatório europeu no domínio das telecomunicações através da emenda 46 do Telecom Package. Actualmente decorre também ao nível do BEREC o trabalho acerca da futura definição das práticas aceitáveis e das inaceitáveis, no domínio da gestão do tráfego, que são actualmente adoptadas pelos ISPs.