Centro de Excelência da UIT


/ Atualizado em 20.04.2012

Na sequência de um Memorando de Entendimento, celebrado em Dezembro de 2007, foi acordada entre a ANACOM e a UIT a criação do Centro de Excelência da UIT em África para os países de língua portuguesa e espanhola, que conta também com o patrocínio do Governo espanhol.

Este novo Centro de Excelência em África visa proporcionar programas de formação em áreas consideradas prioritárias, contribuir para uma maior autonomia do sector das comunicações nos países beneficiários e criar instrumentos de auto-sustentabilidade de formação nesses países através da qualificação de dirigentes e quadros do sector das telecomunicações.

Numa primeira fase, o Centro de Excelência terá pólos em Moçambique e Cabo Verde, podendo vir a ramificar-se. Prevê-se a criação de uma plataforma de formação à distância (e-learning) que permita que outros destinatários tenham acesso às acções de formação, nomeadamente Timor-Leste.

Este novo Centro de Excelência é o sétimo de natureza idêntica a ser implementado pela UIT, fazendo parte de uma rede de centros que, desde 2003, já ministrou formação sectorial a mais de 15 mil profissionais. Para 2012 está prevista a realização de 13 acções de formação.