Apêndice


/ Atualizado em 31.03.2006
Definições
MOS Mean Opinion Score - Índice de qualidade áudio de uma comunicação do tipo extremo a extremo. Tem o valor 0 quando não há comunicação e 5 quando a comunicação é perfeita. Os valores 0 e 5 são apenas teóricos e, por isso, nunca aparecem nas medidas. Os dados apresentados referem-se aos valores médios por chamada.
Chamadas Encaminhadas: Chamadas telefónicas estabelecidas com sucesso pela rede e entre os dois extremos em causa (''A chamada atingiu o terminal chamado'').
   Abandonadas na Conversação: Chamadas telefónicas estabelecidas com sucesso pela rede, mas que foram abandonadas na fase de conversação.
   Terminação Normal: Chamadas telefónicas estabelecidas com sucesso pela rede e que terminaram de uma forma normal.
Chamadas Não Encaminhadas: Chamadas telefónicas não estabelecidas pela rede entre os dois extremos em causa (''A chamada não atingiu o terminal chamado'').
Chamadas Abandonadas: Chamadas que foram abandonadas, tanto na fase de estabelecimento da ligação como na fase de conversação.
   Causas: Motivos que levaram ao abandono das comunicações.
    Sem Serviço: Serviço indisponível (sem rede).
    Congestão: Congestionamento da rede.
    Falha do Canal    Radioeléctrico: Falha no canal Radioeléctrico entre o terminal móvel e a estação de base. Pode ocorrer devido ao facto de se passar numa zona de sombra da rede em causa
    Outra: Outras causas de abandono de chamadas.
Nível de Sinal RSSI (dBm): Received Signal Strength Indication - Indicação do nível de sinal recebido pelo terminal móvel.
BCCH Broadcast Control Channel - Transporta informação a todos os terminais móveis (MS's) servidos por uma determinada BTS (Base Transceiver Station). É transmitido no modo downlink e transporta numerosos parâmetros, tais como: CI (Cell Identity), LAC (Local Area Code), MCC (Mobile Country Code), MNC (Mobile Network Code), Algoritmo de FH (Frequency Hopping).
SFT Serviço Fixo de Telefone.
PSTN Rede Telefónica Pública Comutada