2. Situação Patrimonial e Investimento


No exercício económico em análise o valor do investimento realizado foi de 3.205.025 euros, valor inferior em 14% à média verificada nos últimos cinco anos.

Investimento realizado
(1995 - 2004)

Investimento realizado (1995 - 2004)
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela) 

O ICP-ANACOM prosseguiu em 2004 a política de investimento em áreas de capital importância para a prossecução das atribuições que lhe estão cometidas nos seus estatutos, conforme decorre do plano trienal 2004-2006.

As áreas de natureza técnica absorveram cerca de 32% do investimento, designadamente em equipamentos básicos necessários à gestão e fiscalização do espectro radioeléctrico e dos operadores de comunicações; a área de suporte informático foi responsável por 47% do investimento, nomeadamente ?software? de apoio à supervisão do sector; as outras áreas de suporte realizaram os restantes 21% do investimento, designadamente em melhoramentos de infraestruturas próprias e execução de obras de adaptação das instalações do ICP-ANACOM.

De assinalar que o investimento não atingiu o valor das previsões estabelecidas no plano de actividades e no orçamento, dado que, durante o ano houve que reformular alguns projectos, destacando-se o adiamento da aquisição de um edifício para a instalação da sede, a renovação da frota de viaturas, bem como outros projectos que envolveram concursos de âmbito mais alargado, com prazos de execução mais dilatados, não tendo sido possível concluí-los durante o exercício económico em causa. 

O resultado dos movimentos ocorridos nas rubricas do imobilizado encontra-se evidenciado no quadro seguinte:

Evolução do imobilizado
(2002 - 2004)

Evolução do imobilizado (2002 - 2004)
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Em conclusão, importa referir que no exercício económico em apreço se acentuou a tendência, já manifestada em anos anteriores, de diminuição do valor do imobilizado líquido, tendo em conta que o ritmo das amortizações do exercício se manteve, ao invés do valor do investimento que não atingiu os valores orçamentados.