ANACOM renova sítio na Internet


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações conta com um novo sítio na Internet, com uma renovação gráfica e funcionalidades acrescidas. As soluções apresentadas visam melhorar a acessibilidade e usabilidade de modo a bem servir todos os utilizadores, incluindo aqueles que apresentam necessidades especiais.

Em termos gráficos, o sítio apresentará uma nova imagem. Será mantida a versão texto e foi criada uma opção de visualização de alto contraste quer na versão gráfica quer na versão texto. No topo de cada conteúdo existirá a opção de envio do artigo por e-mail, assim como a possibilidade de aumentar ou diminuir o tamanho do texto, de citar fácil e comodamente páginas do sítio ou gerar PDF automaticamente a partir de um conteúdo em xHTML.

No capítulo das novidades tecnológicas e funcionais inclui-se a classificação semântica e o destaque das tags. Em relação à primeira, o sistema de metadados permitirá classificar toda a informação disponível online. Nos conteúdos já classificados, poderá ser obtida informação sobre os dados semânticos a partir do link 'Mostrar metadados', presente em cada conteúdo. Relativamente à segunda, através do filtro ''Tags'' da pesquisa avançada, poderá ser observada a totalidade de termos chave que fazem parte da taxionomia do sítio, o que permitirá percepcionar de imediato a relação que determinado conteúdo tem com um ou mais termos, a partir da dimensão da fonte em que o termo se encontra registado.

Ao nível dos serviços de suporte, será disponibilizada uma solução de pesquisa, suportada pela conhecida marca Google, que na opção 'Pesquisa avançada' permitirá efectuar operações rápidas de busca de informação. Existirá também a ligação entre alguns termos técnicos e o Glossário ANACOM, dando-se assim resposta a um pedido frequentemente endereçado pelos utilizadores. Será ainda permitida a consulta de eventos, de forma rápida e intuitiva, através de um calendário que assinala as datas de eventos nacionais e ou internacionais. A partir da descrição de cada evento será possível, nomeadamente, consultar a localização do mesmo, através dos Google maps ou da Via Michelin, ou adicionar o evento ao calendário pessoal do Outlook.

Para a navegação através de equipamentos móveis será possível aceder à versão texto, estando prevista, ainda este ano, a disponibilização de uma versão com um grafismo ajustado a esses equipamentos.