Número de clientes de banda larga aumenta 10,5% no segundo trimestre


/ Atualizado em 21.11.2007

O número de clientes de banda larga atingiu durante o segundo trimestre deste ano 1,067 milhões, valor que traduz um crescimento de 61,3% em termos homólogos e de 10,5% face ao trimestre anterior. Do total, 573.282 clientes têm banda larga por ADSL e 491.382 têm banda larga por modem por cabo. O ADSL é já responsável por 53,7% dos acessos à Internet de banda larga, enquanto o peso do cabo caiu para 46%.

No trimestre em análise, o número de clientes de ADSL aumentou 14,8% face ao trimestre anterior e 95% em relação ao período homólogo. No modem por cabo, o crescimento foi mais modesto, de 6% em relação ao trimestre anterior, e de 34,2% face ao período homólogo.

De acordo com os dados da ANACOM, em cada quatro novos acessos de banda larga cerca de três são ADSL.

Para a expansão da banda larga através da tecnologia ADSL contribui o crescimento do número de lacetes desagregados, reflexo da aposta dos operadores em chegar aos clientes directamente e da melhoria das condições da Oferta do Lacete Local.

Tanto é que os novos operadores de telecomunicações, alternativos face à incumbente Portugal Telecom, conseguiram angariar durante o segundo trimestre do ano 40% dos novos clientes de banda larga. Entre Abril e Junho, o mercado de Internet registou a entrada de 102 mil novos clientes para a banda larga, sendo que cerca de 74 mil optaram pelo ADSL, e os restantes o acesso por modem por cabo. De acordo com os dados da ANACOM, em cada 10 novos clientes de banda larga, quatro são clientes dos novos operadores.

A taxa de penetração da banda larga estava nos 10,2% no segundo trimestre deste ano, um ponto percentual acima da registada no trimestre anterior. A taxa de penetração do ADSL era de 5,5% no segundo trimestre, contra 4,8% no trimestre anterior. A taxa de penetração da banda larga por modem por cabo era de 4,7%, contra 4,4% no trimestre anterior.

Atendendo aos clientes de acesso dial-up, que no segundo trimestre ascendiam a 4,526 milhões, o número total de clientes do serviço de acesso á Internet sobe para 5,594 milhões.

No final do segundo trimestre existiam em Portugal 40 entidades registadas e habilitadas para a prestação do serviço de acesso à Internet. Em actividade estavam 30.


Consulte: