ANACOM lança comparador de preços para comunicações móveis


O ICP-ANACOM vai disponibilizar a partir do dia 28 de Julho, quinta-feira, no site www.anacom.pthttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2 um Observatório de Tarifários que vai permitir aos utilizadores de telefones móveis compararem os vários tarifários que estão no mercado. O acesso ao comparador da ANACOM é aberto a todos os interessados.

O simulador desenvolvido pelo regulador sectorial visa comaltar uma deficiência que existe, caracterizada pela grande dificuldade que os consumidores sentem em fazer comparações de preços de telecomunicações, por falta de tempo, desconhecimento do conjunto de ofertas tarifárias que estão no mercado e nalguns casos por dificuldades em definirem o seu próprio perfil de utilização. Designadamente no serviço móvel, em que existe uma enorme diversidade de tarifários, cerca de 30 disponíveis para subscrição e outros tantos que já não podendo ser subscritos, continuam em vigor para os clientes que os tinham escolhido.

O comparador da ANACOM arranca inicialmente com a comparação de chamadas nacionais no serviço móvel, mas posteriormente vai abranger os preços de SMS, MMS, serviço fixo de voz, chamadas internacionais, Internet, serviços indirectos, podendo ainda passar a fazer comparações entre diferentes plataformas, designadamente entre serviços fixos e móveis; entre segmentos, como o residencial e empresarial, além de passar a dar a visualização gráfica dos resultados.

Na ferramenta a disponibilizar aos consumidores, que se baseia em dados factuais, não exigindo por isso especial necessidade interpretativa por parte dos consumidores, estão incluídas quatro funcionalidades: comparação de tarifários, consulta de tarifários, chamada virtual e consumo mensal.

Na comparação de tarifários, o observatório da ANACOM permite comparar todos os tarifários por destino (dentro da própria rede, para outras redes móveis, para a rede fixa); por período da chamada (dias úteis ou fins-de-semana  e feriados); por duração de chamada, etc.

Na consulta de tarifários podem ser seleccionados os tarifários por operador e tipo de tarifário e os resultados descrevem o tarifário em pormenor, com um link para o site original do operador.

Na chamada virtual, faz-se uma simulação de uma chamada virtual, podendo ser seleccionado os tarifários por operador e por tipos de tarifários, destino e período de chamada, hora e duração da chamada, ou IVA aplicável. Os resultados são ordenados por ordem crescente de valor.

No consumo mensal, a ferramenta faz a comparação de tarifários face ao consumo real do cliente. Trata-se de uma definição factual e não interpretativa do perfil , já que a definição do consumo mensal é feita com a introdução de dados reais, os dados da factura do utilizador, pelo que não existe qualquer necessidade de cálculo por parte do consumidor. Esta funcionalidade permite ainda fazer a comparação tarifária face a consumos fíctícios, o que poderá interessar sobretudo a quem ainda não tem telemóvel e pretende ver qual o tarifário que mais lhe convém se decidir comprar um terminal móvel.

A ferramenta foi desenvolvida em colaboração com os três operadores móveis nacionais, aos quais cabe a responsabilidade do carregamento dos dados sobre os tarifários, e está em testes desde o início de Maio.

O Observatório de Tarifários já foi apresentado às várias organizações de defesa dos consumidores: Deco, Instituto do Consumidor, Fenacoop e UGC.


Consulte: