COVID-19 - Cancelar ou suspender contratos e manter serviços com atraso ou falta de pagamento preocupam utilizadores de telecomunicações


Na semana de 25 de abril a 1 de maio as reclamações sobre telecomunicações apresentadas no livro de reclamações eletrónico aumentaram 2% face à semana anterior, apesar da descida de 3% do total de reclamações sobre serviços de comunicações. As principais preocupações manifestadas pelos utilizadores, e também expressas através do atendimento telefónico e escrito da ANACOM, prendem-se com o cancelamento de serviços sem penalização, manutenção dos serviços de comunicações sem penalizações por atraso ou falta de pagamento, a possibilidade de suspensão temporária dos contratos e o atendimento ao cliente.

Em contrapartida, no período em análise, verificou-se uma diminuição significativa das reclamações sobre as avarias de serviço, que continuam a ser um dos assuntos mais reclamados, e sobre a velocidade do acesso à Internet.

O total de reclamações no livro eletrónico, na semana de 25 de abril a 1 de maio, atingiu 1825, das quais 64% respeitam ao sector das comunicações eletrónicas. A MEO foi o operador mais reclamado na semana em análise.

As reclamações sobre serviços postais, que representam 36% do total das reclamações, diminuíram 10% nesta semana, após terem alcançado na semana anterior o valor mais alto desde o início do estado de emergência. Os CTT foram o operador mais reclamado.

O atraso na entrega de correspondência e encomendas, a falta de tentativa de entrega no domicílio dos destinatários e as falhas na distribuição continuaram a ser os assuntos mais visados pelos utilizadores.


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