2.ª reunião do WP6A - outubro 2017


Decorreu em Genebra (Suíça), de 3 a 11 de outubro, a 2.ª reunião anual do Grupo de Trabalho 6A (WP 6A) da Comissão de Estudos 6 (SG6) sobre serviço de radiodifusão, cujas atividades compreendem todas as matérias relacionadas com sistemas de radiodifusão terrestre.

Estiveram presentes na reunião 75 delegados de 29 Administrações e 31 representantes da indústria, universidades e outras organizações.

Em matéria de radiodifusão televisiva digital, realça-se a continuação do Correspondence Group, criado em outubro de 2016 para analisar a validade da metodologia para aferir a qualidade da receção baseada em medidas do parâmetro modulation error ratio (MER).

O WP 6A continuou a estudar o tema acima referido, sendo que as Administrações da Austrália e do Irão apresentaram alguns resultados obtidos na sequência de medições realizadas nestes países. No caso australiano, foi realizado um estudo por parte de uma entidade independente com colaboração de vários especialistas do WP 3K (point-to-area propagation), envolvendo igualmente o Instituto de Meteorologia da Austrália. A Administração da Austrália considera que os estudos realizados até à data indicam que existem evidências de uma correlação entre a incidência de ductos e a degradação do sinal de televisão, tal como verificado nos resultados das medidas desses sinais, nomeadamente na ocorrência de variações no MER. O Irão por sua vez realizou dois testes distintos, tendo recolhido medidas junto da costa do Golfo Pérsico bem como em estradas localizadas em zonas rurais. Na sequência destes dois testes, o Irão apresentou uma estimativa da relação que o MER poderá ter com o valor do campo elétrico medido, num determinado local. Foi também pedida a colaboração futura de outras Administrações, nomeadamente através da realização de medidas laboratoriais em ambiente controlado, para que sejam apresentadas na próxima reunião do grupo. O WP 3K informou a dos resultados obtidos e da manutenção deste Correspondence Group.

Em matéria de radiodifusão sonora, destaca-se a apresentação realizada pela delegação dos Estados Unidos da América (EUA) sobre HD Radio, de caráter meramente informativo. Os EUA apresentaram um documento sobre este serviço, visto que têm surgido ao longo dos últimos anos muitas dúvidas/questões por parte de outras Administrações sobre o tema. Segundo as informações disponibilizadas, este tipo de serviço, que garante a coexistência dos sinais analógicos e digitais no espectro existente, é muito relevante nos EUA, permitindo a transmissão até 4 programas diferentes. A experiência desta transição tecnológica nos EUA criou novos serviços para os consumidores e gerou novas oportunidades de negócio para os radiodifusores.

A próxima reunião da WP 6A está prevista para abril de 2018, em Genebra (Suíça).