ANACOM reforça cobertura de banda larga móvel no País


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações iniciou o processo de expansão da cobertura de banda larga móvel no País, ao disponibilizar a listagem das 480 freguesias que a Optimus, TMN e Vodafone terão que cobrir com Internet móvel de alta velocidade.

A cobertura em banda larga móvel das 480 freguesias é uma exigência do regulamento do leilão multifaixa em que participaram os três operadores móveis, que estabelece que a Optimus, a TMN e a Vodafone terão que assegurar a cobertura em banda larga móvel de freguesias que tendencialmente não a possuam, de acordo com a quantidade de espectro que lhes foi atribuída no leilão, na faixa dos 800 MHZ. Assim, cada operadora terá que cobrir 160 freguesias, que escolherá da listagem agora disponibilizada pela ANACOM.

Caberá à Vodafone escolher em primeiro lugar, dispondo de um prazo de 30 dias para o fazer, após a notificação da ANACOM. Depois da escolha da Vodafone, a ANACOM notificará a TMN para proceder à sua escolha, em igual prazo, após o que disponibilizará à Optimus a lista das freguesias sobrantes.

As 480 freguesias que integram a listagem da ANACOM são freguesias cujas sedes apresentam níveis de cobertura de banda larga móvel inexistente ou muito baixos, de tal forma que são manifestamente insuficientes para garantir o acesso adequado dos utilizadores a serviços de banda larga móvel.

A listagem de freguesias aprovada pela ANACOM, bem como a metodologia de identificação das freguesias, são agora submetidas a audiência prévia da Optimus, TMN e Vodafone, bem como ao procedimento geral de consulta, por um período de 20 dias úteis.


Consulte: