Comité português da URSI cria prémio de investigação


O Comité Português da URSI vai passar a atribuir anualmente o «Prémio de Investigação URSI Portugal», destinado a premiar o melhor trabalho de investigação na área da radioelectricidade. O valor líquido do prémio a atribuir ao melhor trabalho ascende a cinco mil euros.

O objectivo deste prémio é estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal e deverá ser atribuído durante o congresso anual do Comité Português da URSI, que se deverá realizar em Novembro.

O prémio será atribuído anualmente aos investigadores autores dos melhores trabalhos e que contenham um contributo relevante para a ciência nos seguintes âmbitos: metrologia electromagnética, sistemas de radiocomunicações e processamento de sinais, electrónica e fotónica, ambiente electromagnético e interferência, entre outros.

Este prémio junta-se a um outro já criado pelo Comité Português da URSI, o prémio de carreira que visa galardoar a excelência de um Cientista Português que tenha contribuído para o avanço da área de ciência rádio em Portugal nos últimos anos. Este ano, o prémio foi atribuído ao Prof. Dr. Carlos Salema.

A URSI - União Radiocientífica Internacional é uma organização não governamental sem fins lucrativos, sob os auspícios do Conselho Internacional para a Ciência, que tem por finalidade estimular e coordenar, à escala internacional, estudos, investigações, aplicações, intercâmbio científico e troca de informação nos domínios das ciências da radiolectricidade. Os membros da URSI são os comités nacionais dos vários países, sendo que no caso português, cabe à ANACOM a organização dos trabalhos do Comité Português.


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: