Acesso à Internet atinge 5,17 milhões de subscrições no final de 2002


/ Atualizado em 21.11.2007

O número de subscrições de serviços de acesso à Internet cresceu cerca de 49% entre os finais de 2001 e 2002, para um total de 5,17 milhões, revelam dados da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). A taxa de penetração do serviço rondou assim os 50%, contra 34% no final de 2001.

A banda larga assumiu-se como o segmento deste mercado com as taxas de crescimento de adesões mais elevadas, ainda que, no universo de todas as subscrições de serviço, a sua representatividade não ultrapasse os 5%.

Ainda assim, o número de clientes de serviços de banda larga - ADSL e cabo incluídos - atingiu os 260 mil no final de 2002, contra menos de 97 mil no final do ano anterior, consubstanciando um crescimento que rondou os 169%.

O acesso por cabo, oferecido comercialmente desde 1999, representou por si só 80% de todos os acessos à Internet por banda larga, o equivalente a 207 mil clientes no final de 2002, contra menos de 94 mil no final de 2001.

O acesso por ADSL, iniciado em 2001, representou os restantes 20%. Em valores absolutos, o número de clientes ascendeu a 52 mil no final de 2002, contra 18 mil no final do 3º trimestre de 2001. O crescimento da base de clientes ADSL cresceu, assim, num trimestre, cerca de 189%.

Os acessos via dial up - aqueles que inicialmente eram designados por acessos 'gratuitos' - continuam, todavia, a ser os mais utilizados em Portugal, representando 95% de todos os acessos registados, tendo crescido cerca de 46% entre os quartos trimestres de 2001 e 2002.

Acesso à Internet - número de clientes
  2001 2002
Número total de clientes 3 459 640 5 165 057
Clientes de acesso dial up 3 360 324 4 902 294
Clientes de acesso dedicado 2 709 3 272
Clientes de acesso ADSL 2 886 52 005
Clientes de acesso por cabo 93 721 207 486

Acesso à Internet - Taxa de Penetração
  1997 1998 1999 2000 2001 2002
Número de clientes por 100 habitantes 0,9% 1,7% 6,5% 21,1% 33,5% 50,0%

Informação relacionada no sítio da ANACOM: