Eixos rodoviários com deficiente ou inexistente cobertura em 3G


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações realizou, em Outubro e Novembro de 2008, uma avaliação da qualidade dos serviços móveis de voz (GSM), vídeotelefonia (UMTS) e cobertura das redes (GSM e WCDMA), disponibilizados pelos operadores OPTIMUS, TMN e VODAFONE nos principais aglomerados urbanos e eixos rodoviários de Portugal Continental, através da análise de parâmetros técnicos que traduzem a percepção de qualidade na óptica do consumidor. O estudo conclui que nos sistemas GSM a situação é boa, não existindo diferenças significativas entre os aglomerados urbanos e os eixos rodoviários, ou entre operadores. Já o mesmo não acontece no sistema UMTS (3G). Aqui, existem diferenças a considerar, quer entre operadores, quer entre os níveis de qualidade registados nos centros urbanos e nos eixos rodoviários, que ficam significativamente abaixo, devido há existência de zonas com deficiente ou mesmo inexistente cobertura WCDMA.

No estudo foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspectiva do utilizador e os serviços objecto de estudo: a cobertura das redes; a acessibilidade do serviço; o tempo de estabelecimento de chamadas; a taxa de terminação de chamadas; qualidade áudio das chamadas; e a qualidade de vídeo da chamada.

Os resultados registados pelos indicadores de qualidade de serviço, analisados neste estudo, mostram que os sistemas de comunicações móveis GSM apresentam bons níveis de cobertura radioeléctrica (99,78% para a TMN, 99,67% para a Optimus e 99,5% para a Vodafone)  e um bom desempenho do serviço de voz, tanto nos aglomerados urbanos como nos eixos rodoviários. Não se observam diferenças significativas entre operadores e mantêm-se os níveis de cobertura registados no estudo anterior.

O desempenho dos sistemas UMTS é inferior ao dos sistemas GSM, embora apresente uma evolução positiva significativa desde que a ANACOM incluiu estes sistemas nas suas análises (em Novembro/Dezembro de 2006). Continuam a observar-se diferenças significativas entre zonas urbanas e eixos rodoviários. Nas áreas urbanas os sistemas apresentam bom desempenho, com a taxa de boa cobertura a ascender a 98,6% nos casos da Optimus e da Vodafone; e a 96,7% no caso da TMN. A capacidade de estabelecimento e manutenção de chamadas de videotelefonia é de 97,3% no caso da Vodafone, que é quem regista o melhor desempenho; a TMN apresenta uma taxa de 96,1%, enquanto a Optimus apresenta o valor mais baixo, 95,5% - valores que traduzem uma melhoria acentuada face ao ano anterior.

No indicador taxa de Terminação de Chamadas, não se registam diferenças significativas entre operadores, sendo os níveis de desempenho superiores a 98,2%.

Nos eixos rodoviários o serviço de videotelefonia ainda não apresenta um desempenho adequado, e as diferenças entre operadores são mais acentuadas, o que se deve ao facto de existirem zonas com uma deficiente cobertura em WCDMA, e outras em que ela é mesmo inexistente. A Optimus apresenta a melhor cobertura, com 89,86%, seguindo-se a TMN com 88,1%, enquanto a Vodafone se fica pelos 79,6%.

No indicador que avalia o sucesso no Estabelecimento de Chamadas, a TMN apresenta o melhor desempenho, com 92,1% de sucesso no estabelecimento de chamadas, seguindo-se a Optimus com 87,2%, e por fim a Vodafone com 80,1%. Face ao estudo de 2007 observam-se melhorias muito significativas neste indicador nos eixos rodoviários, que são de 17,04% para a Optimus; de 9,84% para a TMN; e de 8,61% para a Vodafone.

No indicador Taxa de Terminação de Chamadas, nos eixos rodoviários, o melhor desempenho pertence à Optimus, com 96,5% das chamadas a terminarem de forma normal, seguida da TMN, com 94,9%; a Vodafone regista o pior desempenho, 92,1%.

O Tempo Médio de Estabelecimento de Chamadas não apresenta diferenças significativas entre os aglomerados urbanos e os eixos rodoviários, e o melhor tempo médio registado é da Vodafone, com 5,4 segundos, enquanto a TMN registou o mais demorado, 7,6 segundos.

A recolha de medidas com vista à realização deste estudo decorreu em dias úteis e durante as horas normais de trabalho, de 6 de Outubro a 11 de Novembro de 2008. Foram efectuadas 23.688 chamadas de teste e 4.708.610 medidas de sinal radioeléctrico, o que corresponde a aproximadamente 218 horas de medidas ao longo de 9.750 quilómetros.

A amostra utilizada permitiu que os resultados globais obtidos, por cada operador, apresentem erros de precisão máximos inferiores a 1%, nos aglomerados urbanos, e inferiores a 2,53%, nos eixos rodoviários, com nível de confiança de 95%.

Foram utilizados equipamentos terminais NOKIA N95 e NOKIA 6680, e os testes foram realizados com viaturas em movimento e com antenas exteriores; a duração das chamadas, tanto em voz como em videotelefonia, foi de 120 segundos.


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