Serviço de televisão por subscrição com 2,1 milhões de assinantes em Junho


No final de Junho, o número total dos assinantes do serviço de televisão por subscrição ascendia a 2,1 milhões, correspondendo a cerca de 20 assinantes por cada 100 habitantes.

O serviço de distribuição de TV por cabo representa cerca de 70% dos assinantes, enquanto que o DTH representa cerca de 24,5%. As restantes tecnologias (televisão sobre a rede telefónica fixa e FWA) são responsáveis por 5,5% dos clientes deste serviço.

Em termos regionais, na Madeira e em Lisboa domina a TV por cabo, enquanto que no Alentejo, no Centro e nos Açores mais de 45% dos assinantes recorrem ao DTH. Lisboa é a região onde a distribuição de TV baseada em IP atinge a penetração mais elevada – 7,8%, aumentando assim a sua presença relativa no mercado.

No período em análise, o Grupo ZON (Zon Multimédia, Zon Açores e Zon TV Cabo Madeirense) tinha 74,3% dos assinantes; enquanto a Cabovisão tinha uma quota de 14%. A quota da PTC ascendia a 5,4%, seguindo-se a TvTel com 3,4%. Os outros prestadores alternativos têm no conjunto 2,9% dos assinantes.

Fazendo a análise por tecnologias, no que respeita à televisão por cabo, existiam no segundo trimestre do ano, 4,21 milhões de alojamentos cablados, mais 75 mil do que no trimestre anterior e mais 281 mil do que em igual período do ano anterior.

Os crescimentos verificados reflectem, sobretudo, a expansão das redes dos principais operadores alternativos na região do grande Porto e de vários operadores na região da grande Lisboa.

O Alentejo continua a ser a região onde o crescimento percentual do número de alojamentos cablados é mais acentuado em termos homólogos, devido à introdução de redes de distribuição por cabo por parte de um operador alternativo na zona do Alto Alentejo, no final de 2007.

No segundo trimestre de 2008, o número de assinantes dos serviços de televisão por cabo atingiu cerca de 1,5 milhões de assinantes, estável face ao trimestre anterior. Em termos homólogos registou-se um crescimento de 2,9%, o que, em termos absolutos, corresponde à adesão de 42 mil novos assinantes.

Destes utilizadores, 466 mil beneficiam do formato digital, o que corresponde a 31% do universo de assinantes do serviço de distribuição por cabo. A região de Lisboa congrega quase metade destes assinantes, mas é na Madeira que a proporção de assinantes em formato digital atinge a maior penetração (64%).

No período em análise, e à semelhança do trimestre anterior, os assinantes do serviço de televisão por cabo representaram cerca de 27% do total dos alojamentos portugueses.Em relação à taxa de penetração de assinantes calculada em termos de alojamentos cablados, esta atingiu 39%.

No que respeita ao serviço de televisão através da tecnologia Direct To Home (DTH), cresceu 5,1% em relação ao trimestre anterior e 18% em termos homólogos. Em termos absolutos, o DTH conta agora com 525 mil assinantes, mais 26 mil que no trimestre anterior e mais 80 mil do que no período homólogo.

O crescimento desta forma de distribuição de televisão, neste período, deve-se sobretudo à oferta de DTH de um dos principais operadores dos mercados de comunicações electrónicas que recorre a esta tecnologia como forma de complementar a sua oferta suportada na rede telefónica fixa. Desta forma, no final de Junho, existiam clientes de DTH em todos os municípios do país e todos os municípios dispunham de, pelo menos, duas ofertas de DTH.

As regiões do Norte e Centro continuam a registar os crescimentos mais elevados em termos absolutos. No entanto, todas as regiões apresentam crescimentos percentuais muito elevados.

As Regiões Norte e Centro são igualmente aquelas que concentram o maior número de assinantes deste serviço, ambas com uma percentagem de assinantes superior a 30% do total.

Quanto às ofertas suportadas na rede telefónica fixa e em FWA, existiam no período em análise duas ofertas suportadas na rede fixa e uma sobre FWA. No total, estas ofertas atingiram 118 mil assinantes no final de Junho, representando já 5,5% do total de assinantes de televisão por subscrição.

No segundo trimestre deste ano, estas ofertas apenas estavam disponíveis no continente, em especial na região de Lisboa, que conta com mais de metade dos assinantes do país, e no grande Porto.


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