Qualidade do serviço móvel de voz em Lisboa e Porto


Já se encontra disponível o último relatório de avaliação da qualidade do serviço móvel de voz nas zonas de Lisboa e Porto, elaborado pela ANACOM. O trabalho compreende a avaliação da qualidade do serviço móvel de voz suportado em GSM face à selecção automática GSM/UMTS, disponibilizado pelos operadores TMN, Vodafone e Sonaecom (Optimus) nas zonas da grande Lisboa, do grande Porto e no eixo rodoviário Lisboa-Porto.

Neste estudo, cujas medidas no terreno decorreram em Maio e Junho de 2008, foram analisados cinco indicadores: cobertura das redes (GSM e WCDMA/UMTS); acessibilidade do serviço; tempo de estabelecimento de chamadas; taxa de terminação de chamadas; e qualidade áudio de chamada.

No total, foram efectuadas 3.658 chamadas de teste e 443.920 medidas de nível de sinal radioeléctrico, o que corresponde a mais de 30 horas de medidas ao longo de 1.597 quilómetros.

Em termos de resultados, verificou-se que o serviço de voz apresenta bons níveis de desempenho e com diferenças pouco significativas entre o GSM e a selecção automática GSM/UMTS, tendo esta, contudo, revelado uma degradação no indicador «acessibilidade de serviço». As redes em questão apresentam igualmente bons níveis de cobertura radioeléctrica nas zonas urbanas. No que concerne ao eixo rodoviário Lisboa-Porto, as medições efectuadas demonstraram bons índices de cobertura na rede GSM e, pelo contrário, algumas zonas com cobertura deficiente nos serviços suportados WCDMA (UMTS).


Mais informações: