VoIP nómada representa 2,2% do tráfego total do serviço fixo


O parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes no final do 4º trimestre de 2007 ascendia a 4,04 milhões de acessos, correspondendo a uma penetração de cerca de 38,1 acessos por 100 habitantes. Em relação ao trimestre anterior, verificou-se uma ligeira descida no número de acessos (-0,6%). Em termos anuais, regista-se uma variação homóloga de -2,1% no número de acessos instalados a pedido de clientes.

No trimestre, o número de postos públicos instalados era de cerca de 41,5 mil, menos 1,7% que no trimestre anterior e em variação homóloga negativa de 4%.

Em termos de quotas de acessos, as empresas do Grupo Portugal Telecom detinham 71,9% do total dos acessos instalados a pedido de clientes, menos 0,9 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 6,2 pontos percentuais que no final do período homólogo. A quota de acessos do Grupo PT tem sofrido uma quebra acentuada desde o início de 2004, o que se deve a vários factores: diminuição da utilização do serviço telefónico fixo tradicional; crescimento das ofertas em pacote dos operadores de televisão por cabo e de Internet; aparecimento, no início de 2005, de uma oferta que utiliza a tecnologia GSM como tecnologia de acesso e que no último ano se expandiu consideravelmente; as ofertas baseadas na ORLA.

No período em análise existiam 3,185 milhões de clientes de acesso directo, traduzindo uma quebra de 1,4% face ao trimestre anterior e de 1,9% em relação ao trimestre homólogo. Para tal contribuíram de forma significativa as ofertas de prestadores alternativos suportadas em tecnologia GSM e as ofertas em pacote, integrando telefonia fixa, televisão por cabo e/ou Internet, que têm vindo a surgir no mercado.

Relativamente ao acesso indirecto através de pré-selecção, este registou uma descida de 17,7% no número de clientes, que atingiu o valor de 290 mil. Esta evolução será explicada pela aposta dos novos prestadores noutros modelos de negócio com melhores perspectivas de rentabilidade e pelas novas ofertas tarifárias do operador histórico.

No último trimestre de 2007 existiam cerca de 41 mil clientes activos de acesso através de selecção chamada-a-chamada, registando-se uma subida de 23,1% face ao observado no trimestre anterior, resultante de um aumento substancial deste tipo de clientes num dos operadores alternativos. Em termos homólogos, assiste-se a uma descida de 39,9%.

No que diz respeito aos clientes de VoIP nómada, existiam em Dezembro cerca de 77 mil clientes activos, mais 50,9% que no trimestre anterior e de 2152,5% em termos homólogos.

A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT caiu para 68,9% no final de Dezembro, traduzindo uma redução homóloga de 7,6 pontos percentuais e de 0,9 pontos percentuais face ao trimestre anterior.

O tráfego total originado na rede fixa durante o último trimestre de 2007 atingiu 2.132 milhões de minutos, resultantes de 715 milhões de chamadas. Em relação ao trimestre anterior, o volume de minutos e o volume de chamadas aumentou 6,2% e 5,1%, respectivamente. Em termos homólogos, registou-se uma quebra, tanto ao nível dos minutos como em termos de volume de chamadas.

No que diz respeito ao tráfego em minutos, a descida do tráfego total, relativamente ao período homólogo, é explicada pela queda acentuada do tráfego de acesso à Internet dial-up (-62,1%), motivada pela forte expansão do acesso à Internet através de tecnologias de banda larga. No que concerne ao tráfego em chamadas, a descida do tráfego total, relativamente ao período homólogo, é explicada, sobretudo, pela redução verificada no tráfego nacional fixo-fixo (-4%), em virtude do seu peso relativo no tráfego total.

No tráfego de voz também se registaram variações negativas. Estas variações reflectem a descida do tráfego nacional para números fixos (-1,3% dos minutos e -4% das chamadas face ao trimestre homólogo). No que diz respeito, ao tráfego nacional para números móveis este registou uma redução em termos de minutos de 2,1% face a igual período do ano anterior, e um ligeiro aumento em termos de chamadas (0,3%).

No que concerne ao tráfego associado ao serviço de VoIP nómada, verifica-se que o seu peso relativamente ao tráfego total tem vindo a aumentar ao longo do tempo, situando-se nos 2,2%, em termos de minutos, e 1,4% ao nível das chamadas. O tráfego de VoIP nómada totalizava em Dezembro cerca de 47,8 milhões de minutos, representando um aumento de 66% face ao trimestre anterior, resultantes de cerca de 10 milhões de chamadas.

No trimestre em análise, manteve-se a tendência de diminuição dos valores das quotas de tráfego de voz do Grupo PT, tanto em minutos (67,5% no trimestre, 1,6 pontos percentuais abaixo do valor registado no trimestre anterior), como em termos de chamadas (67,2%, 1,5 pontos percentuais abaixo do valor registado no trimestre anterior).


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