ANACOM facilita acesso a informação actualizada no sítio na Internet


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações vai passar a disponibilizar no seu sítio na Internet um feed de notícias que permite conhecer as actualizações feitas no sítio sem que isso pressuponha a consulta manual da secção de interesse desse mesmo sítio. Os últimos títulos publicados num sítio são assim armazenados localmente no equipamento em uso.

Os feeds são tecnicamente referidos como RSS feeds, correspondendo a abreviatura a Really Simple Syndication.

O processo de sindicação vem tornar mais eficiente a experiência do utilizador, quer porque permite optimizar o tempo afecto à procura de informação actualizada nos sítios de interesse, quer porque proporciona maior conforto na recepção da informação seleccionada pelo utilizador.

O software visita regular e autonomamente os sítios onde se encontram os feeds e recolhe as notícias requeridas pelo utilizador para leitura posterior. Para passar a ter acesso a esses dados é indispensável que o utilizador disponha de um leitor de RSS para ler as notícias (RSS reader ou news reader). Satisfeita esta condição, terá apenas que ligar um web browser (navegador), seleccionar a pasta pretendida e consultar a lista de novos títulos disponibilizados. Para obter mais informação sobre o título seleccionado, será sempre necessário activar a hiperligação que o RSS exibe e que conduz ao detalhe da página web.

Existem múltiplas versões de feeds. Alguns navegadores permitem a integração do leitor de RSS, sendo que as versões mais actuais - Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari, Opera ou Netscape, entre outros - já incluem esta funcionalidade. Como alternativa, podem ser descarregadas da Internet outras aplicações autónomas que se instalam em qualquer computador, PDA ou Smartphone.

Enquanto os news reader dos browsers disponibilizam a lista de notícias subscritas, as aplicações descarregáveis da Internet permitem guardar no computador a informação recolhida.