No final do 4.º trimestre de 2007 existiam 13,45 milhões de assinantes do serviço telefónico móvel, mais 4% que no trimestre anterior e mais 10% que no trimestre homólogo.
Dada a menor taxa de crescimento, os detentores de cartões pré-pagos, 76,7% do total, perderam peso face aos de cartões pós-pagos. O crescimento dos pré-pagos foi de 2% no trimestre, o que significa, em termos absolutos, mais 200 mil assinantes. Os planos de assinaturas/pós-pagos aumentaram 10,8%, traduzidos em 300 mil novos assinantes.
Em Dezembro último, a taxa de penetração deste serviço ascendia a 126,9 por 100 habitantes.
A interpretação do valor do número de assinantes e da penetração do serviço telefónico móvel deve levar em conta que existem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço - estima-se que cerca de 15,5% dos utilizadores possuem dois cartões activos, enquanto que 4,2% dos utilizadores dispõem de três ou mais cartões; existem cartões SIM para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet. Além disso, existem cartões activos afectos a máquinas, equipamentos e viaturas (terminais de pagamento automático com recurso à rede móvel, equipamentos de alarme, segurança, telemetria e telemática, etc); além de existirem cartões afectos a empresas.
No total, estima-se que 89,7% da população disponha de telemóvel.
No período em análise, o número de utilizadores com acesso aos serviços UMTS ultrapassou os três milhões. O número de utilizadores activos atingiu 869 mil, mais 47% do que no período anterior. Desde Janeiro de 2007, o número de utilizadores activos de serviços UMTS cresceu 92,2%.
Os utilizadores potenciais dos serviços UMTS representam 23% do total de assinantes do STM, enquanto que os utilizadores activos constituem 6% do total de assinantes móveis.
A taxa de penetração do UMTS em Dezembro ascendia a 29 por 100 habitantes e de acordo com a informação disponível, referente ao 3º trimestre de 2007, a taxa de penetração então registada em Portugal (25,2 por 100 habitantes) era superior à média da EU (13 por 100 habitantes), encontrando-se Portugal no segundo lugar deste ranking.
No último trimestre do ano, os assinantes do STM realizaram cerca de 1,8 mil milhões de chamadas, menos 1,1% do que no trimestre anterior. Face ao trimestre homólogo, regista-se um acréscimo de 4,6%. No mesmo período, o número de chamadas recebidas na rede móvel foi cerca de 1,82 mil milhões, valor que representa acréscimos de 0,1% face ao trimestre anterior e de 4,6% em termos homólogos.
As chamadas móvel-fixo registaram um decréscimo de 6,7% face ao trimestre anterior e de 4,5% face ao mesmo trimestre do ano anterior. As chamadas fixo-móvel apresentaram, no trimestre em análise, um acréscimo de 2,5% face ao trimestre anterior, mas um decréscimo face ao período homólogo (-1,9%). Os decréscimos verificados nestes tipos de tráfego ocorreram já em períodos anteriores e encontram-se associados à chamada substituição fixo-móvel.
O número de minutos de conversação nas redes móveis totalizou mais de 3,5 mil milhões, registando um decréscimo de 1,7% em relação ao trimestre anterior. Face ao mesmo trimestre do ano anterior, o número de minutos de conversação cresceu 9,2%.
O número de minutos terminados nas redes móveis atingiu cerca de 3,5 mil milhões, valor que representa um decréscimo de 1,3% relativamente ao trimestre anterior. Já no que se refere à variação homóloga, esta foi de 8,7%.
Em termos anuais, o número de minutos cursados nas redes móveis encontra-se a crescer a taxas ligeiramente inferiores ao crescimento do número de assinantes.
No último trimestre de 2007, os assinantes realizaram, em média, cerca de 45 chamadas mensais, sendo que 30 delas foram realizadas para a rede do operador de origem.
No mesmo período, voltou a registar-se um aumento do número de mensagens escritas enviadas (5,2 mil milhões de mensagens). Este valor representa um aumento de 2% face ao trimestre anterior e de 53,9% face ao trimestre homólogo do ano anterior. Este facto estará associado à adesão a tarifários específicos que têm vindo a surgir e que incluem um elevado número de mensagens grátis.
Em relação aos MMS, foram enviados no período em análise 10,8 milhões de mensagens multimédia, menos 9,5% do que no trimestre anterior.
De Outubro a Dezembro, foram realizadas cerca de 990 mil vídeochamadas, o que corresponde a um acréscimo de 6,2% em relação ao trimestre anterior.
Consulte:
- Serviços postais https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=277786