1.º seminário do Comité Português da URSI debate impactos das radiocomunicações na saúde


O Comité Português da URSI - União Radiocientífica Internacional, que tem por finalidade estimular, promover e coordenar, à escala nacional, os estudos nos domínios das ciências da radioelectricidade, das telecomunicações e da electrónica, e cuja organização dos trabalhos está a cargo da ANACOM, vai realizar no dia 28 de Novembro de 2007, o seu primeiro seminário.

Este seminário, subordinado ao tema Radiocomunicações - Novos paradigmas e impacto na saúde, tem por objectivo promover a divulgação de trabalhos científicos nestas áreas e incentivar a troca de experiências entre investigadores, fabricantes e prestadores de serviços, entre outros.

Os temas a tratar no seminário vão desde  a avaliação dos campos electromagnéticos, aos resultados actualizados do programa de medidas do Projecto monIT, aos efeitos dos telemóveis no aparelho auditivo, passando pelo papel da Direcção-Geral de Saúde no âmbito das radiações não-ionizantes. O desempenho das redes móveis 3.5G e o comportamento do sistema DVB-T/H em canais móveis suburbanos são outros temas a tratar no seminário, que contará com a presença de José Manuel Amado da Silva, presidente da ANACOM, na sessão de abertura.

O primeiro seminário do Comité Português da URSI vai realizar-se no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, sendo a participação gratuita e aberta a todos os interessados, estando apenas sujeita a inscrição prévia. No sítio da ANACOM esteve disponível até à data limite - dia 26 de Novembro - um formulário para esse efeito.

A URSI - União Radiocientífica Internacional é uma organização não governamental sem fins lucrativos, sob os auspícios do Conselho Internacional para a Ciência, que tem por finalidade estimular e coordenar, à escala internacional, estudos, investigações, aplicações, intercâmbio científico e troca de informação nos domínios das ciências da radioelectricidade.


Consulte: