Utilizadores de banda larga aumentaram 23% em 2006


/ Atualizado em 03.12.2007

Em Dezembro de 2006 existiam cerca de 1,617 milhões de clientes do serviço de acesso à Internet (fixa) em Portugal, mais 10,9% que no período homólogo. Em termos trimestrais, o crescimento foi de 3,1%. Do total, 1,46 milhões utilizavam banda larga, número que traduz um crescimento em termos homólogos de 23%. Durante o último trimestre do ano, aderiram à banda larga 76 mil clientes, mais 5,5% que no trimestre anterior.

Dos clientes que usam banda larga, cerca de 918 mil clientes acedem à Internet através da tecnologia ADSL, enquanto que cerca de 538 mil clientes dispunham de banda larga através de modem cabo. O número de clientes de outros tipos de acesso atingiu os 4,7 milhares de clientes.

O número de clientes de ADSL aumentou 5,7% no trimestre, e os de modem por cabo aumentaram cerca de 5%. A predominância do ADSL continua a verificar-se, já que no final do trimestre representava cerca de 62,8% do total de acessos de banda larga.

No período em análise existiam 1,33 milhões de clientes residenciais, mais 2,9% que no trimestre anterior, e um crescimento homólogo de 8,6%. Destes clientes, cerca de 1,188 milhões eram clientes de banda larga.

No tocante às velocidades de transmissão, verifica-se também uma transição da banda estreita para a banda larga, com uma quebra trimestral de 16% dos clientes residenciais de banda estreita e um aumento dos clientes de banda larga de cerca de 5,7%. Em termos anuais, as variações são de, respectivamente, -44,8% e 23,9%.

O acesso através de ADSL continuou a ser o meio preferencial de acesso à Internet no segmento residencial. No final de Dezembro existiam 674 mil clientes de acesso através de ADSL, representando 56,7% do total de clientes residenciais de banda larga. O acesso através de modem por cabo representava 43,1% do total de clientes de banda larga, registando 512 mil clientes no final do período em análise.

No segmento não residencial existiam cerca de 289 mil clientes, mais 4% que no trimestre anterior e superior em 22,6% ao valor registado no período homólogo.

O ADSL continua a ser a principal tecnologia de acesso à Internet no segmento não residencial. No final do 4º trimestre de 2006, foram reportados 244 mil clientes de acesso através de ADSL, contra 25 mil de acesso através de modem por cabo, 17 mil de acesso através de dial up e aproximadamente 3 mil acessos através de circuitos dedicados.

No final do 4º trimestre, a taxa de penetração da banda larga de acesso fixo, em termos de total de clientes sobre a população total, situava-se nos 13,8 por 100 habitantes, 0,7 pontos percentuais acima da registada no trimestre anterior e aproximadamente 2,6 pontos percentuais acima da registada no final do período homólogo.

Considerando os acessos de banda larga móvel, que no final do 2.º trimestre rondavam 174 mil, o que representa uma penetração de cerca de 1,6 por 100 habitantes, a penetração da banda larga em Portugal será superior a 15,5 por 100 habitantes.

O Grupo PT continua a perder quota de clientes de banda larga, detendo no período em análise 71,6% dos clientes, 0,9 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior e 7 pontos percentuais abaixo do valor observado no trimestre homólogo. Dentro do grupo PT, a PT.Com tem uma quota de 44,1%, a TV Cabo 23,2%, a PT Prime tem 2,8%, a TV Cabo Madeirense tem 1,4%, e a PT Wi-Fi tem 0,1%.

No que respeita aos operadores alternativos, a Cabovisão tem 10,1% dos clientes de banda larga fixa; segue-se a Novis com 9%, a Onitelecom com 6%, cabendo aos outros prestadores alternativos 3,3% dos clientes.

A expansão das quotas dos novos prestadores de banda larga é sobretudo suportada em lacetes locais desagregados, reflexo da melhoria das condições da oferta do Lacete Local (OLL) operada pela ANACOM.

No trimestre em análise, 45% dos novos clientes de banda larga aderiram aos serviços dos prestadores alternativos.

Evolução das quotas de clientes de acesso de banda larga (fixa)

Clientes de acesso de banda larga (fixa)

2005

 2006

4.º
Trimestre

1.º
Trimestre

2.º
Trimestre

 3.º
Trimestre

4.º
Trimestre

Grupo PT

78,6%

75,9%

73,7%

72,6%

71,6%

PT.COM

47,3%

46,0%

45,2%

44,8%

44,1%

CATV - TV Cabo

27,7%

26,1%

24,4%

23,6%

23,2%

PT Prime

2,1%

2,4%

2,6%

2,8%

2,8%

CaboTV Madeirense

1,5%

1,4%

1,4%

1,4%

1,4%

PT WI-FI

0,0%

0,0%

0,0%

0,0%

0,1%

Prestadores alternativos

21,4%

24,1%

26,3%

27,4%

28,4%

Cabovisão

10,5%

10,3%

10,1%

10,0%

10,1%

Novis

5,0%

6,9%

8,0%

8,6%

9,0%

ONITELECOM

3,4%

4,3%

5,3%

5,7%

6,0%

Outros Prestadores
alternativos

2,5%

2,7%

2,9%

3,2%

3,3%

Fonte: ICP-ANACOM


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