ANACOM consegue poupança em compras por leilão electrónico


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações realizou na passada semana, nas suas instalações, um leilão electrónico respeitante a material de escritório - artigos de papelaria e reprografia -, tendo conseguido uma poupança de 47,55%.

Este leilão online, que se realizou no âmbito do Programa Nacional de Compras Electrónicas, foi do tipo 'inglês decrescente', no qual vence a licitação mais baixa. Participaram 9 empresas da especialidade, previamente seleccionadas, tendo sido licitados 108 artigos, para consumo durante o ano de 2007. O valor da última licitação ficou 47,55% abaixo do preço de abertura, o que corresponde à poupança da ANACOM. Este foi, aliás, o leilão em que a poupança para a ANACOM foi superior, já que no leilão do ano passado o valor da última licitação ficou 44,9% abaixo do preço de abertura; e há dois anos essa diferença foi de 30,5%.

Não está ainda prevista uma data para a realização de novos leilões, mas espera-se alargar o projecto a outras áreas, no decurso de 2007.

Esta negociação dinâmica de preços, realizada por iniciativa exclusiva da ANACOM, acompanha o Programa Nacional de Compras Electrónicas, bem como o que sobre esta matéria tem vindo a ser feito em vários organismos da administração central e local do Estado.