Utilização de telemóveis continua a aumentar


Em Junho existiam em Portugal 11,738 milhões de telemóveis em utilização, mais 1,6% que no final de Março. Em termos homólogos o crescimento é de 9,5%. A taxa de penetração do serviço estava nos 111,5%.

Para o crescimento registado de Abril a Junho contribuiu o aumento dos clientes com planos de assinaturas, que actualmente já representam 19,6% do total de utilizadores.

Os detentores de cartões pré-pagos representam 80,4% do total de clientes do serviço móvel terrestre.

No total, os utilizadores de telefones móveis realizaram durante o segundo trimestre do ano cerca de 1,64 mil milhões de chamadas, mais 3,9% que no trimestre anterior. A maioria, 67,3%, são chamadas realizadas dentro da própria rede. As chamadas do tipo móvel-fixo, que representam 7,6% do total, registaram uma variação negativa de 0,4% face ao trimestre anterior.

No mesmo período, os assinantes do serviço móvel receberam mais de 1,66 mil milhões de chamadas, das quais 66,5% tiveram origem na própria rede.

As chamadas fixo-móvel, que representam 8,9% do total, registaram um aumento de 1,7% face ao trimestre anterior. Por comparação com o período homólogo, este tipo de chamadas registava uma quebra de 8,4%

O número de minutos de conversação nas redes móveis atingiu 3,065 mil milhões de minutos, mais 3,8% que no trimestre anterior.

O número de minutos terminados nas redes móveis aatingiu 3,145 mil milhões de minutos, mais 3,8% que no trimestre anterior. O número de minutos das chamadas fixo-móvel caiu 6,6%.

A duração média das chamadas originadas manteve-se nos 112 segundos. No caso das chamadas terminadas, registou-se uma redução da duração média das chamadas em seis segundos, para 107 segundos.

A duração média das chamadas internacionais continua a ser mais elevada: 159 segundos no caso das chamadas originadas nas redes móveis, e de 181 segundos no caso das chamadas terminadas.

No segundo trimestre deste ano, os assinantes da telefonia móvel realizaram em média 47 chamadas mensais sendo que 31 delas foram realizadas para a rede do operador de origem.

No que respeita ao envio de mensagens escritas, foram enviadas 3,094 mil milhões de SMS no segundo trimestre do ano, mais 18,2% que no trimestre anterior. Em termos homólogos o crescimento no número de mensagens enviadas é de 334%. Para este desempenho contribuiu a adesão dos clientes às diversas campanhas promocionais desencadeadas pelos operadores móveis.

O número médio de mensagens enviadas por assinante passou para 88, contra 75 no trimestre anterior.


Consulte: