ANACOM desce preços de interligação em 5%


/ Atualizado em 04.08.2006

A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações decidiu baixar em cerca de 5% os preços de interligação para este ano e deu 10 dias à PT Comunicações para introduzir os novos preços na Proposta de Referência para Interligação para 2006.

Os novos preços de interligação decididos pelo regulador, que retroagem a 1 de Janeiro deste ano, ficam abaixo dos propostos pela PTC, já que no entender da ANACOM os valores avançados pela incumbente não eram compatíveis com o princípio de orientação para os custos. Além da descida dos preços dos serviços de terminação e de originação de chamadas, o tarifário definido pelo regulador caracteriza-se ainda por uma redução na ordem dos quatro cêntimos de euro no valor da activação da chamada para cada nível de interligação (passando para 0,57 cêntimos de euro para a interligação a nível local, 0,66 cêntimos para a interligação em trânsito simples, e para 0,76 cêntimos de euro para a interligação em trânsito duplo) aplicáveis aos serviços de terminação e originação de chamada.

Nível Terminação Originação
Preço por minuto Preço por minuto
Horário
Normal
Horário
Económico
Horário
Normal
Horário
Económico
Local 0.64 0.41 0.64 0.41
Trânsito Simples 0.93 0.58 0.93 0.58
Trânsito Duplo 1.44 0.88 1.44 0.88

Preço por minuto, com base numa chamada de 3 minutos; valores em cêntimos de Euro sem IVA

Os preços máximos do serviço de facturação, cobrança e risco de não cobrança são agora fixados em 3.080 cêntimos de euro por chamada, para os serviços de chamadas com custos partilhados, em que o custo a suportar pelo chamador é inferior ou igual a Local PT; e em 3.44 cêntimos de euro, por chamada, para os restantes serviços especiais não gratuitos prestados pelos operadores, nomeadamente serviços de apoio a cliente, serviços informativos, serviços de acesso universal e serviços de chamadas com custos partilhados em que o custo para o utilizador é superior ao de uma chamada local efectuada no âmbito do serviço universal.

O preço máximo de activação da pré-selecção baixa de 5,6 euros para 5,1 euros, e o preço máximo de portação por número individual desce de 15 euros para 13,6 euros.

A facturação será efectuada ao segundo a partir do primeiro segundo e o horário normal será aplicável entre as 9h e as 19h, e o horário económico nos restantes períodos.

Com a descida de preços de interligação agora decidida mantém-se a tendência decrescente verificada desde 2001. De facto desde 2001, os preços de interligação têm vindo sempre a reduzir-se, e registam já uma redução acumulada da ordem dos 42%.

Esta descida de preços permite melhorar as condições concorrenciais no sector, com transferência de benefícios para os consumidores, já que possibilita o aparecimento de ofertas ao consumidor final mais favoráveis.


Consulte: