Utilização do telefone fixo com espaço para crescer


O número de utilizadores de telefone fixo poderá aumentar em Portugal, de acordo com o inquérito ao consumo das comunicações electrónicas levado a cabo pela ANACOM e pela Marktest. De facto, dos inquiridos, 5,7% afirmam pretender vir a ter um telefone fixo num prazo inferior a um ano. O inquérito, realizado em Fevereiro, revela que 60% dos lares em Portugal tinham rede fixa. Dos que não tinham, a maioria, 61,2%, afirma que não tem porque utiliza o telemóvel.

Dos que têm telefone fixo, cerca de 20% utiliza mais do que um operador. Destes, 31% utilizam a selecção chamada-a-chamada e 49,2% usa a pré-selecção de operador.

Cerca de 83% dos utilizadores da rede fixa é cliente da PT. O segundo operador com maior número de clientes é a Tele 2, com 14,8%, seguida da Cabovisão, com 11,5%.

Dos inquiridos, 62,4% conhecem a portabilidade, mecanismo facilitador da mudança de operador, e quase 80% consideram que a qualidade do serviço fixo é boa.

A principal vantagem da telefonia móvel face à fixa, para 76,4% dos inquiridos, é a mobilidade, seguida da ausência de assinatura, para 19%.

De acordo com o inquérito da ANACOM, 84,5% dos inquiridos possuíam telemóvel. Entre aqueles que são clientes do serviço móvel, 86% têm um cartão activo; 11,6% têm dois cartões e 2,4% têm mais do que dois cartões.

Os contratos livres e os pré-pagos são preferidos por 45,3% e 42,8% dos utilizadores, respectivamente.

Mais de 20% dos clientes do serviço móvel adquiriram o telemóvel há menos de seis meses. Cerca de 17% adquiriram o seu telemóvel há mais de seis meses e menos de 12 meses.

Quando os utilizadores compram um telemóvel, em 85% dos casos o terminal vem equipado com cartão, mas cerca de metade dos utilizadores continuam a usar o cartão que já tinham.

Entre os inquiridos que são clientes do serviço móvel, 16% possuem um telefone de terceira geração e, destes, 63,4% usam-no para enviar MMS, 26,6% para realizar vídeo chamadas e 8,8% para aceder à Internet através do PC.

Entre os clientes do serviço móvel terrestre, 19,3% já mudaram de operador. Para 34,6% dos inquiridos, a principal razão para a mudança é o facto de a maioria das pessoas com quem contactam serem clientes desse operador; a insatisfação com os preços é a razão da mudança para 33,3% dos inquiridos.

Segundo o inquérito, mais de 66% dos clientes que nunca mudaram de operador dizem estar satisfeitos com o mesmo, e 31,2% justificam a sua permanência com o facto das pessoas com quem contactam serem clientes desse operador.

Entre os clientes do serviço móvel, 59,4% conhecem a portabilidade do número e 78,9% afirmam que a qualidade do serviço móvel é boa.

O universo deste estudo é constituído por indivíduos de 15 e mais anos residentes em Portugal e regiões autónomas da Madeira e Açores. A amostra é constituída por 2020 entrevistas. Trata-se de uma amostra proporcional ao universo em estudo e representativa do mesmo, com base nos dados do último Recenseamento Geral da População: Censos 2001.

A recolha de informação foi feita através de entrevistas pessoais e directas. O trabalho de campo decorreu entre os dias 17 de Janeiro e 22 de Fevereiro.


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