Redes de televisão por cabo com 1,37 milhões de clientes - 2º trimestre de 2004


/ Atualizado em 01.06.2007

Existiam em Portugal, no final do segundo trimestre de 2004, cerca de 1,37 milhões de clientes do serviço de televisão por cabo. Os últimos dados estatísticos recolhidos pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) indicam ainda que este serviço se encontra instalado e activo em cerca de 27 por cento dos alojamentos em Portugal.

Face ao trimestre anterior, o número de clientes dos operadores de televisão por cabo aumentou 1,2 por cento, traduzindo-se na adesão de 16 mil novos assinantes. Relativamente ao mesmo período do ano anterior, registou-se um crescimento homólogo da ordem dos 6,3 por cento.

O número de assinantes de televisão por cabo, no nosso país, é equivalente a 13 por cento da população portuguesa.

Lisboa, com uma quota de 50 por cento, lidera o ranking nacional da distribuição de assinantes. No entanto, e pelo segundo trimestre consecutivo, a Região Autónoma da Madeira está à frente na taxa de crescimento anual.

Do total de alojamentos cablados (em Junho de 2004, eram 3,6 milhões de lares), 38 por cento são assinantes das redes de televisão por cabo. 

Já os clientes do serviço de televisão por satélite, por meio da tecnologia Direct to Home (DTH), uma alternativa à infra-estrutura do cabo para a distribuição do sinal de televisão, eram 357 mil, no período em causa. No último ano, aumentou 16 por cento o número de assinantes DTH, essencialmente distribuídos pelas regiões Norte e Centro.

Percentagem de alojamentos cablados e
alojamentos assinantes por regiões

Percentagem de aloj. cablados e aloj. assinantes por regiões
(clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Alojamentos cablados e número de assinantes

Alojamentos cablados e número de assinantes
(clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)


Consulte: