Serviço Fixo de Telefone - novos prestadores encaminharam 8,1% do tráfego telefónico


/ Atualizado em 14.10.2002

Os novos prestadores do Serviço Fixo de Telefone aumentaram a sua quota de mercado pelo terceiro trimestre consecutivo, revelam dados compilados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP). O tráfego internacional é aquele onde a sua presença no mercado é mais notória.

Durante o terceiro trimestre de 2001, os novos operadores encaminharam 8,1% de todas as ligações, em minutos, estabelecidas em Portugal, incluindo as chamadas de voz locais, regionais, interurbanas e internacionais, nas suas várias tipologias. A quota destes prestadores, recorde-se, posicionou-se em 7,4% no segundo trimestre e em 5,3% no primeiro trimestre de 2001.

Desagregando este valor por tipos de tráfego, constata-se que os novos prestadores foram responsáveis pelo encaminhamento de 19,7% de todas as ligações internacionais de saída e por 7,6% de todas as ligações nacionais - esta última incluindo as chamadas de voz locais, regionais e interurbanas nas suas várias tipologias. Estes cálculos têm por base os minutos de tráfego gerados.

No mesmo período, o acesso directo continuou a ser o mais utilizado pelos consumidores de telecomunicações fixas. Por si só, este tipo de acesso foi responsável por 93,6% de todo o tráfego telefónico originado em Portugal durante o terceiro trimestre.

No mesmo período, a taxa de penetração do serviço fixo em Portugal estabilizou nos 42,4%, mantendo o observado no segundo trimestre do ano.

Em Setembro, encontravam-se licenciados no ICP 31 prestadores do Serviço Fixo de Telefone. Destes, 16 encontravam-se em actividade. Do universo de prestadores em actividade, 10 garantiam o serviço através de acesso directo e indirecto, 2 exclusivamente através de acesso directo e 4 exclusivamente através de acesso indirecto.


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