Novo logotipo e campanha de apresentação


/ Atualizado em 05.11.2002

Regulador tem nova imagem

"Na ANACOM trabalhamos para que o futuro das comunicações não seja só conversa", "Regulamos a concorrência nas comunicações de forma a beneficiar sempre alguém: você", "Temos um compromisso com o desenvolvimento das comunicações. Se houver interferências, nós interferimos". São estes os três motes da campanha que, a partir de amanhã, vai apresentar a ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações aos portugueses.

A campanha estará na rua durante três semanas. Tem por objectivo comunicar a imagem renovada do regulador e, simultaneamente, aproximá-lo dos cidadãos, transmitindo a ideia de que a actividade da ANACOM participa da vida dos utilizadores de serviços postais e de telecomunicações, afinal todos nós.

Por isso, a campanha será complementada por outros suportes, que tratarão de enumerar os valores que, por serem importantes para o utilizador dos serviços de comunicações, são subjacentes à actividade da ANACOM, como "Liberdade" e "Confiança".

Por isso, a campanha tem uma presença humana muito forte, reforçando os factores de aproximação com o cidadão comum, bem como um grafismo neutral, identificador da imparcialidade do regulador.

A campanha servirá para humanizar o logotipo da ANACOM, que é antes de mais uma marca nacional. Daí a utilização de um simbolismo com raízes nas cores nacionais: o vermelho, o verde e o amarelo.

O logotipo foi concebido de modo a permitir dois níveis de leitura: um primeiro, institucional, que pretende transmitir rigor, transparência e confiança; e um segundo nível, emocional, que sugere empatia e proximidade com um público extenso e diversificado, isto é, todos os utilizadores e consumidores de serviços postais e de telecomunicações

O símbolo ANACOM integra vários elementos autónomos - esferas cromáticas e elipse - que no seu conjunto sugerem movimento. A este movimento estão associados valores como dinamismo e movimento.

O logotipo e a campanha foram concebidos pela Edson-FCB.