A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) deliberou já conduzir a realização de um estudo de aferição da qualidade dos serviços de acesso à Internet existentes em Portugal, à imagem do que faz todos os anos com os telefones móveis. A realização deste estudo parte da percepção da importância que estes serviços têm vindo a ganhar junto dos consumidores e do mercado das telecomunicações.
A abordagem será conduzida na perspectiva do consumidor e pretende aferir não apenas o desempenho efectivo dos serviços, mas também a sua correspondência com o contratado e anunciado pelas empresas prestadoras.
Numa primeira fase, o estudo incidirá sobretudo no segmento residencial, por se considerar ser este o segmento que tem mais necessidade de apoio do regulador na salvaguarda dos seus interesses. Os acessos a analisar serão aqueles que utilizam a rede de telefonia fixa (banda estreita e banda larga DSL) e as redes de distribuição por cabo.
Os resultados obtidos serão posteriormente divulgados e poderão ser usados como um instrumento adicional de informação ao consumidor esperando-se que venham a constituir uma ferramenta importante na opção dos cidadãos pelos serviços e prestadores mais adequados.
A ANACOM será assessorada neste trabalho por uma empresa especializada, nomeadamente na definição de metodologias, identificação das ferramentas tecnológicas e demais aspectos inerentes à concretização do projecto.