Estações 5G crescem 4% no 2.º trimestre de 2024


No final do 2.º trimestre de 2024, de acordo com a informação reportada pelos operadores, o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G, ascendia a 10 368 estações. Tal representa um acréscimo de 4% do número de estações face ao reportado no final do trimestre anterior.

Quanto à sua distribuição, à data de 30 de junho de 2024, as estações de base 5G encontravam-se distribuídas por 308 concelhos (a totalidade dos concelhos no país) e por 2196 freguesias (71% das freguesias no país).

Figura 1: Distribuição geográfica de estações 5G

Figura 1: Distribuição geográfica de estações 5G.

Nota: As diferentes imagens não estão à mesma escala. A sobreposição dos pontos, da mesma dimensão, pode dar uma ideia errada do número de estações por operador em relação a outro. Isto acontece sobretudo nas áreas de maior concentração de estações.

A densidade de estações de base 5G em Portugal, no final do 2.º trimestre de 2024, é de uma estação de base por cada 10 km2. Constata-se também que existem, em média, 100 estações de base 5G por 100 000 habitantes.

Se, por um lado, estes indicadores vêm comprovar o crescimento das redes 5G em Portugal, por outro releva-se que não existe uma distribuição homogénea ao longo do território, verificando-se que é ao longo da faixa litoral ocidental, principalmente entre Viana do Castelo e Setúbal, e da faixa litoral meridional (Algarve), que a concentração do número de estações é maior.

Em termos gerais, as zonas do país onde a densidade de estações é superior correspondem também àquelas onde a densidade populacional é mais elevada ou onde existe uma sazonalidade do número de habitantes.

Analisando os dados por operador, a NOS é aquele que instalou mais estações de base 5G (4710), sendo seguido pela Vodafone (4137) e pela MEO (1521).

No que respeita à variação do número de estações instaladas por operador, face ao trimestre anterior, a Vodafone cresceu 8,4% (+ 321 estações), a MEO 2,9% (+43 estações) e a NOS 0,1% (+ 5 estações).

O número de concelhos em que os três operadores se encontram presentes é muito semelhante, sendo que a NOS e a Vodafone têm estações de base 5G instaladas na totalidade dos concelhos existentes no País (308), e a MEO tem presença em 305 concelhos. 

Figura 2: Número de concelhos em que cada operador está presente

Figura 2: Número de concelhos em que cada operador está presente.

Dos 308 concelhos no país onde existem estações 5G, 305 dispõem de estações de base instaladas por três operadores (MEO, NOS e Vodafone). Em relação ao trimestre anterior, são mais 2 concelhos que passam a contar com a presença dos três operadores móveis com rede própria.

No final do 2.º trimestre de 2024, apenas os concelhos de Mesão Frio, Pedrogão Grande e de Resende, não dispunham de estações de base instaladas pelos três operadores.

O mapa da dispersão territorial das estações de base por operadores é apresentado na figura seguinte, onde são indicados os concelhos com três e dois operadores. Releva-se que, à semelhança do trimestre anterior, já não existem concelhos com a presença de apenas um ou zero operadores.

Figura 3: Concelhos com estações 5G – dispersão territorial das estações de base por operadores

Figura 3: Concelhos com estações 5G - dispersão territorial das estações de base por operadores.

As 10 368 estações de base 5G instaladas em território nacional encontram-se em 2196 freguesias, o que representa 71% das freguesias do país, conforme se pode verificar na figura abaixo.

Figura 4: Freguesias com estações 5G - marcadas a cor verde

Figura 4: Freguesias com estações 5G - marcadas a cor verde.

A área total das freguesias onde não existem estações 5G representa 14% do território nacional e, de acordo com o Censos 2021, corresponde a cerca de 8% da população nacional1.

Note-se que, tomando como referência o sistema hierárquico de divisão do território em regiões NUTS III, verifica-se que, para as unidades administrativas Douro, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Médio Tejo, Alto Alentejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral e Baixo Alentejo, o número de estações de base 5G continua a ser significativamente inferior àquele que se verifica nas restantes regiões do país.

Da análise efetuada, verifica-se que continua a existir uma maioria de estações 5G (55% do total, correspondendo a 5735 estações) localizadas em Áreas Predominantemente Urbanas, porém, fruto do aumento de estações fora dos centros urbanos, esta percentagem tem vindo a decrescer. Adicionalmente, apurou-se que cerca de 16% (1626 estações) estão instaladas em Áreas Mediamente Urbanas e 29% (3007 estações) em Áreas Predominantemente Rurais.

Figura 5: Quantidade de estações 5G por tipologia de áreas urbanas e rurais

Figura 5: Quantidade de estações 5G por tipologia de áreas urbanas e rurais.

Verifica-se também que a maioria das estações 5G se encontram instaladas em freguesias que não são de Baixa Densidade, excluindo as das Regiões Autónomas (5956 estações, 57% das estações), sendo que cerca de 79% das freguesias que não são de Baixa Densidade já dispõe de pelo menos uma estação 5G. Por sua vez, 37% do total de estações (3801 estações) estão instaladas em freguesias de Baixa Densidade.

Do número total de freguesias de Baixa Densidade (1804 freguesias), a proporção daquelas que dispõe de estações 5G é de 66% (1188 freguesias), sendo que 616 freguesias (34% do total) não dispõem de estações 5G.

No caso das freguesias das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, a proporção daquelas que dispõem de estações 5G é de 77% (161 freguesias), existindo 49 freguesias destas regiões sem qualquer estação 5G instalada, mantendo-se inalterado o número face ao registado no trimestre anterior, embora se tenha verificado um aumento do número total de estações instaladas nessas regiões.

Figura 6: Distribuição das estações 5G por tipologia de freguesias

Figura 6: Distribuição das estações 5G por tipologia de freguesias.

Relacionando a quantidade de estações instaladas com a quantidade de freguesias que possuem estações de base instaladas, conclui-se o seguinte:

Tabela 1: Número médio de estações por freguesia com estação 5G

Tabela 1: Número médio de estações por freguesia com estação 5G.

No que se refere à utilização das diversas faixas de frequências atribuídas aos operadores, verifica-se uma clara preferência pelo uso das faixas dos 700 MHz e dos 3,6 GHz para a prestação de serviços com base na tecnologia 5G.

Entre estas, a faixa de frequências dos 700 MHz, a qual possibilita maior cobertura, é onde existe um maior número de estações instaladas. Note-se, porém, que a faixa de frequências dos 3,6 GHz oferece uma menor cobertura, mas permite uma maior capacidade comparativamente com a faixa dos 700 MHz.

Ressalvando que as estações 5G podem utilizar mais do que uma faixa de frequências, verifica-se a seguinte distribuição de estação 5G por faixa de frequência:

Figura 7: Estações 5G por faixa de frequências

Figura 7: Estações 5G por faixa de frequências.

Considerando o número total de estações (2G, 3G, 4G e 5G) e contabilizando como estações separadas aquelas que incluem diferentes tecnologias, observa-se que a Vodafone é o operador com maior número de estações, com um total de 20 064 estações (39%). A NOS detém um total de 19 486 estações (38%), e a MEO detém um total de 12 098 estações instaladas (23%).

Figura 8: Quantidade de estações 2G, 3G, 4G e 5G por operador no total

Figura 8: Quantidade de estações 2G, 3G, 4G e 5G por operador no total.

Figura 9: Quantidade de estações 2G, 3G, 4G e 5G por operador

Figura 9: Quantidade de estações 2G, 3G, 4G e 5G por operador.

Note-se que muitas das estações de 2G, 3G, 4G e 5G de cada operador estão localizadas num mesmo local, pelo que importa analisar o número total de locais em que cada operador possui estações. Assim, observa-se que a Vodafone tem estações em 5733 locais, a MEO em 5339 locais e a NOS em 5159 locais.

Figura 10: Total de localizações com estações 2G, 3G, 4G e 5G, por operador

Figura 10: Total de localizações com estações 2G, 3G, 4G e 5G, por operador.

Releva-se que, em conformidade com a informação desse operador, a MEO concluiu o desligamento da tecnologia 3G no dia 31 de janeiro de 2024 a nível nacional, sendo visível no presente relatório a ausência de estações dessa tecnologia. Conforme esses operadores têm vindo a anunciar, também a NOS e Vodafone deverão em breve dar início ao desligamento da tecnologia 3G das suas redes.

Em conclusão, desde que, na sequência do Leilão 5G, no final de 2021 foram emitidos os títulos dos direitos de utilização de espectro de radiofrequências, os operadores têm vindo a efetuar investimentos nas respetivas redes móveis. Para o efeito, até ao final do 2.º trimestre de 2024, a MEO, a NOS e a VODAFONE instalaram 10 368 estações de base associadas ao 5G.

Estas estações de base estão distribuídas por todo o país, encontrando-se presentes em todos os concelhos do Continente e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, na maioria dos quais através dos três operadores referidos, e em 71% das freguesias do país.

Atendendo às características das redes móveis 5G – que se antecipa que venham a ter um grau de densidade de antenas relativamente elevado por comparação com tecnologias anteriores – é expectável que continue a existir um ritmo relevante de investimento na instalação de mais estações de base, com vista ao reforço da cobertura e da capacidade das redes.

Desde o final do 2.º trimestre de 2022, a ANACOM tem vindo a reportar o desenvolvimento na implementação das redes de comunicações móveis de última geração, numa base trimestral, sendo visível o constante crescimento do número de estações por operador.

Figura 11: Evolução do número de estações 5G por operador e total desde o final do segundo trimestre de 2022

Figura 11: Evolução do número de estações 5G por operador e total desde o final do segundo trimestre de 2022.

Notas
nt_title
 
1 Note-se que, conforme a ANACOM tem vindo a explicitar, uma freguesia poderá não ter qualquer estação instalada, mas ainda assim o seu território poderá dispor de determinada área coberta por uma estação de base instalada numa freguesia contígua. De salientar, também, que a referência a 8% da população nacional residente em freguesias onde não existem estações 5G não pode ser interpretada como existindo uma cobertura de 92% da população nacional. Com efeito, a existência de uma ou mais estações 5G numa dada freguesia não significa a cobertura de 100% da população dessa freguesia.

Consulte: