Sandra Maximiano, Presidente do Conselho de Administração (CA) da ANACOM, participou na edição de 2024 do Simpósio Global para Reguladores (Global Symposium of Regulators- GSR), que decorreu de 1 a 4 de julho de 2024, em Kampala (Uganda). Este evento da União Internacional das Telecomunicações (UIT) reuniu reguladores de 81 países e outros agentes a nível global, com o objetivo de promover a partilha de ideias e de experiências sobre os temas de maior premência e atualidade do sector.
A edição deste ano do GSR foi dedicada ao tema “Charting the course of transformative technologies for positive impact”, tendo o debate sido centrado nas medidas necessárias para minimizar os riscos e maximizar os benefícios sociais e económicos associados às novas e disruptivas tecnologias, como a Inteligência Artificial, big data, IoT, blockchain, computação quântica (computing).
Sandra Maximiano participou em dois painéis de alto nível denominados: "Heads of Regulators executive roundtable: charting the course of transformative technologies” e “High level segment: maximizing digital opportunities for impact”. Nas suas intervenções, a Presidente da ANACOM abordou a mudança de paradigma que esta Autoridade tem vindo a experimentar, em face das novas competências que lhe foram atribuídas, como a de coordenador dos serviços digitais em Portugal, e em face dos desafios que a disrupção digital suscita.
A estratégia de Portugal para a conetividade internacional, em particular através de sistemas de cabos submarinos foi igualmente abordada, em função do interesse suscitado entre os reguladores que participaram no GSR-24. A componente SMART (Science Monitoring And Reliable Telecommunications) do novo Anel CAM, que assegurará a ligação entre Continente, e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira destacada por Sandra Maximiano.
A Presidente da ANACOM foi ainda facilitadora num evento da “Network of Women – NoW”, uma rede que procura incentivar a igualdade de género no sector das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e nos trabalhos da UIT.
No decorrer do Simpósio, a Sandra Maximiano teve ainda a oportunidade de realizar reuniões bilaterais com a Secretária-Geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin, e com o Diretor do Gabinete de Desenvolvimento da UIT, Cosmas Zavazava, bem como com as Autoridades Nacionais Reguladoras de Moçambique (INCM) e de França (ARCEP).
A propósito da presença da Presidente do CA da ANACOM no GSR-24, Sandra Maximiano no GSR-24 foi entrevistada pela equipa Media da UIT sobre a importância da transformação digital no sector das comunicações, a posição da ANACOM e de Portugal nestas matérias. Veja aqui a entrevista https://www.youtube.com/watch?v=-q7lfNXMecM.
Por fim, de salientar que no decorrer do GSR-24 foi aprovado um conjunto de melhores práticas, elaborado com base nos debates que tiveram lugar no simpósio e nos contributos prévios dos Estados Membros. Estas melhores práticas versam precisamente sobre a mitigação de riscos e maximização de benefícios das novas tecnologias.
https://www.youtube.com/watch?v=-q7lfNXMecM
Veja aquihttps://online.fliphtml5.com/rchw/sxjj/ os vários momentos do GSR-24.
https://online.fliphtml5.com/rchw/sxjj/