Realizou-se a 12 de abril de 2024 uma reunião virtual do GT da Remuneração Integrada da UPAEP, em que se abordaram os principais desenvolvimentos nos trabalhos deste GT, nomeadamente:
- alteração da definição do correio em quantidade. Segundo a atual definição, a receção deste serviço é caracterizada por ocorrer num período de quatro semanas, de expedições provenientes do mesmo país, cujo peso total seja composto por, pelo menos, 90% de objetos volumosos de correspondência ou pequenas encomendas, desde que o peso total dessas expedições recebidas tenha aumentado mais de 50% em relação ao mesmo período de quatro semanas do ano anterior. Pretende-se corrigir essa percentagem para 25%;
- a implementação de um sistema de pesquisa para encargos terminais;
- a imposição de limites na amostragem de correspondência e de separação por formatos;
- encargos de trânsito;
- propostas sobre os requisitos mínimos relacionados com a quota territorial de chegada e subsídios associados;
- possíveis alterações a promover no atual plano de remuneração integrada da UPU;
- apresentação de opções para o desenho do futuro plano de remuneração para as encomendas postais;
- aumento da remuneração adicional para o correio registado, envios de valor declarado e envios track&trace até 2025;
- a já referida diminuição de 50% para 25% associada à definição do correio em quantidade;
- possibilidade de supressão há obrigação de informar os outros países quando começam a receber uma remuneração pela devolução de correspondência não distribuível.
Foi ainda feita uma breve apresentação sobre os trabalhos do GT de Serviços Físicos e Comércio Eletrónico da UPU, do qual se releva, por exemplo, a intenção do estabelecimento generalizado pelos diversos membros de um comprovativo de entrega das encomendas.
Quanto a próximos passos, além de outras reuniões virtuais, entretanto, destaca-se a realização de um workshop deste GT, em setembro de 2024, em Cuba.