Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas - 2022



Sumário executivo

4,6 milhões de subscritores de pacote de serviços

No final de 2022, o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,6 milhões (+158 mil ou +3,6% do que no ano anterior). O crescimento verificado foi superior ao registado em 2021 (+3,4%) e está exclusivamente associado às ofertas 4/5P (+178 mil ou +7,9%).

Ofertas 4/5P foram as mais utilizadas

As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,4 milhões de subscritores (53,6% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P, com 1,7 milhões de subscritores (37,3%). O crescimento percentual das ofertas 4/5P (+7,9%) foi o mais elevado desde o final de 2019, enquanto as ofertas 3P registaram um decréscimo (-0,8%), contrariando o crescimento registado em 2020 e 2021.

Ofertas isoladas representavam 70,6% dos acessos móveis e 15,4% dos acessos fixos

As ofertas isoladas, single play ou 1P, que se caracterizam por não serem comercializadas em pacote, representaram 70,5% dos acessos móveis e 15,4% dos acessos fixos. Estima-se que, em julho de 2022, as ofertas isoladas residenciais ascenderiam a 1% do total dos subscritores residenciais de banda larga fixa, 3% do total de subscritores residenciais de TV por subscrição e a 5% do total dos subscritores residenciais de serviço telefónico em local fixo.

No total dos acessos fixos e móveis, a maioria (55,1%) era constituída por acessos móveis single play, seguindo-se os acessos móveis integrados em pacote (23,0%), os acessos fixos integrados em pacote (18,6%) e, por último, os acessos fixos single play (3,4%).

Receitas de pacotes aumentaram 4,3% e receita unitária aumentou 0,7%

Em 2022, as receitas de serviços em pacote foram de cerca de 1867 milhões de euros (50,4% do total das receitas retalhistas), tendo aumentado 4,3% face ao verificado no ano anterior. As receitas de ofertas 4/5P representaram 65,3% do total das receitas em pacote ou 33,0% do total das receitas retalhistas. A receita média mensal por subscritor de pacote foi de 34,80 euros (sem IVA), mais 0,7% face ao registado no ano anterior. A receita média mensal foi de 43,19 euros no caso das ofertas 4/5P (+0,4%) e de 27,43 euros no caso das ofertas 3P (-0,9%).

Quotas de prestadores

No final de 2022, a MEO foi o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,1%), seguindo-se o Grupo NOS (35,5%), a Vodafone (20,3%) e a NOWO (2,9%). Face ao ano anterior, a Vodafone e a MEO aumentaram a sua quota de subscritores (+0,4 p.p. e +0,3 p.p., respetivamente), enquanto as quotas do Grupo NOS (-0,4 p.p.) e da NOWO (-0,3 p.p.) diminuíram. Em termos líquidos, a NOWO foi o único dos prestadores referidos a diminuir o número de subscritores de pacotes.

Por tipo de oferta, a MEO apresentou a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta: 2P (45,2%), 3P (39,2%) e 4/5P (41,8%).

Por outro lado, a MEO apresentou igualmente a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (41,2%), seguindo-se o Grupo NOS (40,2%), a Vodafone (16,7%) e a NOWO (1,8%). Face ao ano anterior, o Grupo NOS e a MEO aumentaram as quotas de receitas (+0,2 p.p. e +0,1 p.p., respetivamente), enquanto a NOWO e a Vodafone diminuíram as suas quotas (-0,2 p.p. e -0,1 p.p., respetivamente).

O nível de concentração, medido pelo índice Herfindahl-Hirschman, continua elevado e aumentou ligeiramente face ao ano anterior. As ofertas 4/5P foram as que registaram o nível de concentração mais elevado, embora com tendência decrescente. Globalmente, o nível de concentração não se tem alterado de forma significativa desde o início de 2018.

Resumo gráfico dos pacotes de serviços em 2022