Consulta pública da Agência Marítima Britânica sobre lançamento de rocket com possível impacto nas águas ao largo da costa de Portugal


/ Atualizado em 04.08.2022

A Agência Marítima Britânica (Marine Management Organisation – MMO) colocou em consulta pública até 19 de agosto de 2022, o projeto de lançamento do foguete da Virgin Orbit a partir do Spaceport Cornwall (Reino Unido), que impactará as águas ao largo da costa de Portugal.

''Especificamente está em causa que a Virgin Orbit (VO) conduzirá as operações de lançamento iniciadas no Spaceport Cornwall. A VO usará um avião Boeing 747 para transportar um foguete até um ponto de lançamento. Neste ponto, o Boeing 747 lançará o foguete da VO numa altitude que poderá variar num intervalo entre os 10700m e os 12100m. O foguete cairá por aproximadamente 5 segundos antes de ligar o motor. A parte de ignição do voo tem a maior probabilidade de falha, portanto, a VO solicitou uma zona de perigo em torno deste ponto. Um evento nominal não depositaria nenhum material no mar, mas para maior prevenção, é implementada uma zona de perigo de danos. À medida que o foguete prossegue o seu curso para a órbita, o primeiro estágio do foguete cairá no oceano 193 segundos após a ignição do foguete e o segundo estágio (2 peças de fibra de carbono protegendo a carga útil) cairá 217 segundos após a ignição e impactarão as águas ao largo da costa de Portugal'', conforme refere a MMO.

No seu programa de trabalho, a VO tem uma janela temporal de lançamentos de 29 de setembro a 28 de dezembro de 2022, sendo que só estão planeados dois lançamentos em 2022, com uma ocupação de 1 hora por dia (máximo) numa janela de 3 dias.

Nesse sentido, os interessados podem remeter contributos a esta consulta, até 19 de agosto, de uma das seguintes formas:

  • diretamente na plataforma do MMO Link externo.https://marinelicensing.marinemanagement.org.uk/mmofox5/fox/live/MMO_PUBLIC_REGISTER, indicando o número MLA/2022/00134 para aceder à mesma.
  • através da PT Space para o endereço fernando.pereira@ptspace.ptmailto:fernando.pereira@ptspace.pt, caso pretendam que os contributos não sejam tornados públicos e sejam remetidos via este Point Of Contact do MMO.

Mais informação: