ANACOM associa-se à celebração do 25.º aniversário do TRIAVE


O TRIAVE – Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa fez 25 anos no dia 8 de julho de 2022. O Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, participou na cerimónia de celebração do 25.º aniversário. Na ocasião, o Presidente da ANACOM enalteceu o importante papel que o TRIAVE e os outros centros de arbitragem têm tido na resolução dos conflitos entre os consumidores e os operadores.

João Cadete de Matos lamentou o facto de o sector das telecomunicações ser dos mais reclamados e referiu a importância de se assegurar a proteção dos direitos dos consumidores que, na sua opinião, deveria ser uma preocupação para as empresas. Afirmou não compreender como é que a satisfação dos clientes não é o desiderato das empresas.

As fidelizações foram outro dos temas abordados, pelos obstáculos que criam à concorrência, nomeadamente por gerarem dificuldades na entrada de novos operadores no mercado português. Por este facto, considerou que o atual momento, em que está no Parlamento a preparação da transposição do Código Europeu das Comunicações Eletrónicas, constitui uma oportunidade para se alterar o regime em vigor, que tem provocado abusos e muitas dificuldades, por obrigar os consumidores a pagarem centenas de euros para se desvincularem de um contrato antes do seu término.

Neste contexto, o Presidente da ANACOM partilhou com a plateia que esteve no Parlamento numa audição parlamentar em que defendeu a alteração do regime das fidelizações, de modo a que possam ser ultrapassados os constrangimentos que este regime acarreta.

Afirmou ainda que a ANACOM aprovou o financiamento máximo possível para o TRIAVE, uma vez que este centro de arbitragem alcançou todos os indicadores de desempenho que estão estabelecidos. Desta forma, a ANACOM pretende contribuir para que o TRIAVE continue a desempenhar a sua importante missão: ajudar os consumidores a resolverem os seus problemas com os operadores de forma célere. Afirmou ainda que uma prova da importância que a ANACOM atribui aos centros de arbitragem era não apenas a sua presença neste evento, mas também a da equipa que que trabalha de forma mais direta com o Centro (que integra o Diretor-Adjunto de Informação e Inovação, Alexandre Correia, a coordenadora da equipa de Reclamações e Resolução de Conflitos, Iris Pita, e a Administradora Paula Meira Lourenço).

Na cerimónia dos 25 anos do TRIAVE participaram ainda o Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Costa; a Diretora Geral do Consumidor, Ana Catarina Fonseca; o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e Presidente do Conselho de Administração do TRIAVE, Domingos Bragança; e o Presidente da Assembleia Geral do TRIAVE, Gonçalo Lobo Xavier.

O TRIAVE tem uma zona de influência que se estende por 19 municípios e abrange um milhão de consumidores.

João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM, durante a intervenção nas comemorações dos 25 anos do TRIAVE

João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM, durante a intervenção nas comemorações dos 25 anos do TRIAVE

Domingos Bragança, Presidente do TRIAVE, na sessão comemorativa do 25.º aniversário do TRIAVE

Domingos Bragança, Presidente do TRIAVE, na sessão comemorativa do 25.º aniversário do TRIAVE