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No 15.º episódio da rubrica Podcast ANACOM explicamos o que pode fazer quando não consegue resolver diretamente com o seu operador de comunicações problemas relacionados, por exemplo, com má qualidade do serviço ou faturação.
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A ANACOM passou a divulgar a informação sobre reclamações em formato interativo. Através deste novo formato será possível saber, com maior detalhe e de forma dinâmica, quais os operadores mais reclamados, os principais motivos de insatisfação, a distribuição geográfica das reclamações e os meios mais utilizados para reclamar, assim como a forma como evoluem no tempo. Consulte o relatório das reclamações do 1.º trimestre de 2022, que revela que Lisboa e Setúbal são os distritos com maior número de reclamações por 10 mil habitantes, e que Bragança e Guarda são os que registam menos reclamações.
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A ANACOM fez um retrato das comunicações eletrónicas em Portugal em 2021 e como se comparam a nível da União Europeia. Portugal é o 4.º país da UE com maior proporção de acessos com 100 Mbps ou mais. Nas famílias portuguesas a taxa de acesso à banda larga fixa é de 81% (77% UE), a banda larga móvel representa 47% dos acessos (58% UE). Em termos globais o acesso à Internet residencial situa-se nos 87% (92% UE). Aceda à infografia e veja o estado das telecomunicações em Portugal e na UE numa imagem.
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QUALIDADE DAS REDES MÓVEIS
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Serviços postais
O tráfego postal desceu 2,3% no 1.º trimestre de 2022. O tráfego das correspondências, do correio editorial e de encomendas caiu 1,2%, 2,4% e 10,6%, respetivamente.
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Serviço telefónico fixo
As redes de nova geração e as ofertas em pacotes, que integram telefonia fixa, contribuíram para o aumento do número de acessos e de clientes (1,9%) no 1.º trimestre de 2022.
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Em abril, os preços subiram 1,4% e 3,3% em termos homólogos. O crescimento dos preços deveu-se a aumentos das mensalidades médias de ofertas em pacote.
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