Serviços informativos da ANACOM registam elevada procura em 2021


Uma das funções da regulação é providenciar informação ao público, muitas vezes única e sempre de referência. Além de recolher e produzir dados, é preciso tratá-los e produzir informação, à qual deve ser dada a máxima visibilidade, assegurando-se a sua divulgação, de modo a que possa ser conhecida de todos os interessados.

O acesso à informação é, assim, uma questão da maior relevância para a ANACOM. É determinante para que se possam fazer escolhas melhores e ofertas aperfeiçoadas. Nesse sentido, esta Autoridade tem procurado inovar na sua forma de comunicação e nas técnicas de distribuição de informação à população e ao mercado. Hoje em dia a ANACOM põe à disposição de todos novas plataformas com conteúdos relevantes, onde esclarece dúvidas e chama à participação.

Em 2021, as várias plataformas disponibilizadas pela ANACOM registaram um aumento significativo dos seus serviços, revelando oportunidade e capacidade de resposta a uma procura latente muito expressiva num ano em que o conhecimento sobre a conectividade continuou a revestir-se de uma importância muito acentuada. Estão neste caso o Portal do Consumidorhttps://www.anacom-consumidor.pt/, o tem.REDE, o NET.medehttps://netmede.pt/ e o Portal 5Ghttps://portal5g.pt/.

O número de utilizadores e de páginas vistas do site institucional caiu face a 2020, mas situou-se a um nível superior ao período pré-pandémico (2019). Estes indicadores aumentaram 12,6% e 6%, respetivamente, tendo como referência 2019.

Estes dados parecem indicar que a pandemia de COVID-19, a declaração do estado de emergência e o confinamento geral, que levou a níveis sem precedentes de teletrabalho e de aulas à distância, provocou um aumento extraordinário da utilização de serviços de comunicações e uma alteração dos padrões de consumo. Neste contexto, de maior utilização dos serviços de comunicações, também os serviços disponibilizados pela ANACOM aos utilizadores foram mais procurados. Seja ao nível da obtenção de informação e do esclarecimento de dúvidas no site institucional e no Portal do Consumidor, seja ao nível das diversas aplicações que a ANACOM disponibiliza aos utilizadores para que possam afinar os seus critérios de escolha sempre que pretendem subscrever um novo serviço ou mudar de prestador.

Plataformas de comunicação da ANACOM

(Clique na imagem para ver a infografia numa nova janela)