Tem cabos à vista na fachada do prédio onde habita e não sabe como resolver o problema? No 13.º episódio do Podcast ANACOM falamos sobre os emaranhados de cabos de telecomunicações à vista nos edifícios e apresentamos soluções simples e de baixo custo para resolver essas situações.
A ANACOM E O CONSUMIDOR
O guia Ligar ao Condomínio apresenta um conjunto de linhas de orientação e boas práticas, facilmente implementáveis e de baixo custo, para solucionar um problema familiar a muitos cidadãos: a existência de emaranhados de cabos de telecomunicações expostos nas partes comuns de edifícios, que terão ficado à solta após trabalhos de intervenção, deixando uma imagem de desalinho, descuido e insegurança. Em complemento do guia, aceda aos vídeos que exemplificam situações concretas, apresentando soluções facilmente implementáveis e de baixo custo, no sentido promover a segurança e a qualidade nas comunicações.
NOTÍCIAS ANACOM
Está à procura de uma oportunidade profissional? A ANACOM está a recrutar 10 quadros superiores para as instalações de Lisboa. Pode apresentar a sua candidatura até 24 de maio de 2022. As vagas em causa destinam-se às áreas de economia, direito e engenharia das telecomunicações para a Direção-Geral de Regulação, que é a direção responsável pelo desenho e concretização da regulação no sector das comunicações.
Estudo efetuado na ótica do utilizador avalia a qualidade de serviço das redes móveis de 2G, 3G e 4G dos operadores da MEO, NOS e Vodafone no Município da Sertã.
Em 2021, a maioria das notificações teve impacto em dois ou mais serviços de comunicações eletrónicas. A telefonia fixa foi o serviço mais vezes afetado, com 61% do total de notificações recebidas.
ESTATÍSTICAS ANACOM
Preços das telecomunicações Em março de 2022, os preços em Portugal não sofreram alterações. Desde o final de 2009, os preços em Portugal aumentaram 8,9% enquanto na UE diminuíram 9,6%.
De janeiro a dezembro de 2021, foram realizados cerca de 1,2 milhões de testes à velocidade, dos quais 73% realizados em acessos fixos nacionais de clientes residenciais e 19% em acessos móveis.