COVID-19 altera hábitos de consumo e de utilização das comunicações eletrónicas


A pandemia de COVID-19 alterou os hábitos de consumo e de utilização dos serviços de comunicações eletrónicas em 2020 e 2021, refletindo-se no aumento do tráfego de dados fixos, voz fixa, voz móvel, penetração dos serviços digitais over-the-top (OTT) e de encomendas. Os consumos de SMS e correspondência prosseguiram uma tendência de decréscimo mais acentuada. Estas são as principais conclusões resultantes da monitorização de proximidade ao sector levada a cabo pela ANACOM no contexto da pandemia de COVID-19 e que constam do relatório “COVID-19: Impacto na utilização dos serviços de comunicaçõeshttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1719175”.

Destacamos alguns resultados globais, de 2020 e 2021, do efeito da COVID-19 nas comunicações eletrónicas:

  • O tráfego médio de dados fixos por acesso aumentou 55% em 2020 e 21,3% em 2021, atingindo novos máximos históricos. Estima-se que nos anos de 2020 e 2021 a pandemia tenha tido um efeito global de +33% no tráfego médio de dados fixos por acesso. Anualmente, o efeito foi de +32,8% em 2020 e de +32,6% em 2021.
  • Em 2020, a pandemia provocou uma inversão da tendência de queda do tráfego médio de voz fixa, que cresceu 7% face ao ano anterior. Em 2021 diminuiu 12,3%. Estima-se que nos anos de 2020 e 2021 a pandemia tenha tido um efeito global de +22,7% no tráfego médio de voz fixa por acesso. O efeito da pandemia foi de +21,8% em 2020 e de +23,9% em 2021.
  • O tráfego médio de voz móvel por acesso cresceu 16,5% em 2020 e 2,4% em 2021. O efeito global da COVID-19 sobre o tráfego de voz móvel por acesso foi de +11,1% em 2020 e 2021. Em 2020 o efeito foi de +9% e em 2021 de +6,7%.
  • No caso do tráfego de dados móveis, não foi possível determinar um efeito específico da pandemia. O consumo médio de Internet móvel por utilizador foi de 4,6 GB em 2020 (+24% do que em 2019) e de 5,8 GB em 2021 (+25,2% do que em 2020). O número de utilizadores de Internet móvel cresceu 1,8% em 2020 e 8,8% em 2021. O crescimento verificado durante o período de pandemia poderá ter sido influenciado pelas ofertas promocionais lançadas pelos prestadores e pelo Programa Escola Digital.
  • A tendência de diminuição do tráfego de SMS acentuou-se. No 2.º trimestre de 2020 e no 1.º trimestre de 2021, períodos em que vigoraram o teletrabalho obrigatório e o ensino à distância, o tráfego médio mensal de SMS atingiu os valores mais baixos da última década.
  • A utilização de serviços OTT aumentou de forma significativa, salientando-se o aumento da percentagem de indivíduos que utilizaram a Internet para telefonar ou fazer chamadas de vídeo nos últimos três meses, que passou de 53% em 2019, para 71% em 2020 e 80% em 2021. A comunicação com formadores ou professores, com outros formandos ou alunos através de um website ou portal educativo (32%), a frequência de cursos online (24%) e a utilização de serviços bancários - Internet banking (64%) - foram outros dos serviços OTT com maior crescimento face ao período pré-COVID.

A COVID-19 impulsionou também o teletrabalho resultando num aumento da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) a partir de casa. Em 2020, 33% dos utilizadores de Internet que exerciam uma profissão trabalharam a partir de casa, tendo 31% recorrido às TIC para este efeito. Cerca de 30% atribuiu esta situação à pandemia. Em 2021, entre os utilizadores de Internet que exerciam uma profissão, 22% realizaram a sua atividade profissional em casa, 20% recorreram a TIC para este efeito e 18% trabalharam em casa devido à COVID-19.

No caso dos serviços postais, o tráfego diminuiu 12% em 2020 e 2,9% em 2021. Estima-se que, nos dois anos de pandemia, a COVID-19 tenha tido um impacto negativo de 8,5% no tráfego postal total. Em 2020, o efeito da pandemia foi de -8,8% e em 2021 foi de -7%. Os envios de correspondência diminuíram 14,7% em 2020 e 5,1% em 2021. Em contraponto, a pandemia influenciou positivamente o comércio eletrónico, tendo as encomendas aumentado 19,5% em 2020 e 15,1% em 2021. Em 2021, cerca de 52% dos indivíduos referiu ter utilizado o comércio eletrónico nos últimos 12 meses (+7 p.p. que em 2020 e + 13 p.p. que em 2019). Em 2021 registou-se o maior aumento da última década.

Pandemia COVID-19 - Impacto na utilização dos serviços de comunicações

Efeitos da pandemia COVID-19 na utilização das comunicações


Consulte o relatório estatístico: